Caro leitor que acompanha o Dinheirama, vou começar este artigo com uma pergunta simples: Daqui a um ano, onde você pretende estar e de que forma? O que você espera para sua vida?
- Ibovespa: Veja os destaques de hoje; Yduqs desabou mais de 5%
- Mercado ainda não precificou a JBS (JBSS3), aponta Santander
- Dólar pode ir a R$ 7,30 em 2025 só por culpa do governo, diz BTG
- BC deveria desistir da Selic para controlar a economia: entenda
- Regulamentação da reforma tributária é sancionada; conheça a nova lei
Para chegar lá, você já sabe o que precisará fazer? Já tem ideia do que deverá mudar?
Então vamos combinar uma coisa: Hoje é o dia em que você começará a por em prática o necessário para que, daqui a 12 meses, quando estivermos falando novamente de planos, metas e tudo mais que envolve um ano novo, você possa me dizer: “Ricardo, comecei lá atrás quando você escreveu aquele artigo, e hoje estou no caminho que eu queria”. Preparado?
Entendo que cada plano é individual, e que cada expectativa de futuro varia de acordo com os sonhos de cada um. Mas uma coisa é certa. Existem algumas atitudes que podem fazer toda a diferença, e estas você deve adotar imediatamente se quiser mudar sua vida para melhor. Pensei em algumas que coloco a seguir. Vamos juntos?
1 – Desafiar-se mais
Desafios movem o mundo. Quem não começa nada por medo de dar errado, quem não ousa sonhar e fazer diferente em algum momento desta partida chamada vida, está praticamente morto e não sabe.
Eu, por exemplo, estou sempre me desafiando a realizar coisas novas e me superar. Acredite, não há melhor sensação do que essa! Aprender a nadar, por exemplo, foi um desafio superado. E lidar com a dificuldade de concentração gerada pela TDAH foi outro.
Como já escrevi aqui, é preciso fazer algo novo frequentemente e desafiar-se o tempo todo. E se eu tenho conseguido encaixar os desafios como algo recorrente na vida, você também consegue e deve colocar esta atitude em sua prática diária. Não se acomode. Desafie-se para conseguir resultados melhores!
2 – Retomar sonhos de vida
O que você sonhava quando era criança e as imposições do mundo ainda não o haviam levado a mudar de rumo? Retome estes sonhos urgentemente.
É claro que mudanças acontecem, tanto por necessidade quanto por desejo, mas certamente há coisas que você adoraria ter realizado e pensa que não dá mais tempo, que é tarde demais. Meu amigo, preciso lhe informar que sempre é tempo!
Talvez as circunstâncias sejam outras, muitas oportunidades tenham passado, mas ainda assim é possível recuperar os sonhos ou até pensar em novos sonhos. São eles que nos movem, por isso é preciso que você os coloque também como prioridade em sua vida.
3 – Ter cuidado ao gastar sua energia
Somos o que pensamos, você já deve ter ouvido falar sobre isso, né? Quando falamos em mente milionária, por exemplo, há uma série de características que se assemelham e volta e meia citamos estas coisas por aqui.
A qualidade dos pensamentos também depende muito da energia que absorvemos diariamente, por isso é tão importante cercar-se de atividades e pessoas que lhe façam bem. A partir de agora, tenha mais cuidado ao gastar sua energia e também ao captar a energia que há por ai.
Toda vez que o desânimo bater à porta, procure mudar de atitude e no lugar de reclamar pelo que há de errado, agradecer pelo que há de certo. Coloque como prioridade passar mais tempo com aqueles que lhe fazem bem e realizar atividades que o satisfaçam. Você vai ver que fará toda a diferença!
4 – Parar de ouvir quem não interessa
Outro ponto importante é parar de dar ouvidos a quem não importa. Aliás, o ideal é que você não fique pedindo conselhos a todo mundo sobre todas as atitudes que vier a tomar na vida.
Nem todo mundo está preparado para aconselhar. Escolha com cuidado para quem contar e a quem deve ouvir.
Ouça quem está onde você gostaria de estar, seja financeiramente ou com relação a outros setores da vida.
As pessoas adoram dar conselhos e opinar, mas muitas vezes sequer passaram por situações semelhantes. Olho vivo quanto a isso!
5 – Parar de desperdiçar a vida tentando agradar a todos
Você também não precisa mais ficar agradando a todos. Quanto mais o tempo passa e as experiências se acumulam, percebemos que a primeira pessoa a ter que estar satisfeita com a vida somos nós mesmos.
Apenas desta forma conseguiremos abrir caminhos para todos ao nosso redor. Portanto, dê um chega para lá na necessidade de agradar a todos, ouça seu coração e agrade apenas quem merece! Certamente você ganhará tempo de qualidade para conseguir investir no que realmente vale a pena.
6 – Esquecer o medo por alguns momentos
Finalmente, a sexta atitude que considero fundamental para quem quer conseguir mudanças positivas na vida é ter coragem.
Essa palavra deve mover a sua vida agora e sempre, pois se você perde a coragem de tentar, já terá perdido tudo. Não importa o quanto tenha errado até aqui, acredito firmemente que é possível traçar um novo plano e dar o primeiro passo quantas vezes forem necessárias.
Comece o ano com coragem para tentar, amar, fracassar, retornar e tudo mais que seja importante.
Esqueça o medo porque o medo nos paralisa, e quem fica parado, como dizem, é poste, não você que está lendo este texto e já está aí pronto para recomeçar! Vamos juntos?
eBook gratuito recomendado: Riqueza pessoal é possível