Desde que fundei o GuiaBolso, com a missão de ajudar as pessoas a melhorarem o cuidado e os resultados de suas finanças, conheci muita gente em situações financeiras complicadas. Mas consegui identificar outras que estão muito bem e tirei algumas lições interessantes.
A partir dessas experiências, criei uma lista de 6 hábitos que as pessoas devem focar para garantir uma vida financeira feliz.
Hábito 1: Trabalhe muito
Se você não nasceu em uma família rica, não tem jeito: terá que trabalhar muito para realmente conseguir dinheiro. Aqui não tem milagre, se você não recebe dinheiro não tem nem o que guardar.
Acredito muito no esforço e especialização. Se você se dedicar por 10 mil horas a alguma atividade, ficará muito bom nela e terá mais chances de ser bem remunerado. Lembre-se da clássica frase “No pain no gain”.
Hábito 2: Controle seus gastos
Além de muito importante para descobrir como estão suas finanças, o controle financeiro é uma ferramenta importantíssima para auxiliar inclusive na tomada de decisões e estabelecimento das suas prioridades financeiras.
Muita gente detesta fazer e atualizar orçamento por achar o monitoramento do dinheiro uma tarefa inútil, complicada e tediosa. Não caia nesta armadilha, faça seu controle com frequência até que se torne um hábito.
Existem opções para te auxiliar a controlar seus gastos. Eu fundei o GuiaBolso justamente para tornar este acompanhamento simples, rápido e até prazeroso, já que oferecemos controle automático, pois puxa todas as informações direto da conta, sem precisar registrar suas despesas manualmente.
Hábito 3: Reduza grandes gastos e elimine supérfluos que não te façam feliz
Faça uma auditoria nas suas contas mensais e fique atento a qualquer sinal de alerta. Se você identificar despesas desnecessárias e excesso de itens supérfluos, trate de eliminá-los do seu orçamento. Realize esse processo periodicamente, a fim de manter sua vida financeira na mais perfeita ordem.
O importante é você sempre gastar com coisas que você realmente valoriza. Criando esse hábito, você vai tomar gosto por poupar dinheiro – isso, por si só, é um ganho enorme.
Atenção para itens como aluguel, financiamento imobiliário, financiamento de veículo, empregada. Comprometer-se a longo prazo com valores muitos altos pode ser altamente tóxico para seu orçamento.
Hábito 4: Faça seu dinheiro render
Não basta economizar, é preciso saber investir! Essa é uma regra básica para quem deseja conquistar a tranquilidade, independência e crescimento financeiro. Nesse sentido, comece criando um fundo de reserva para emergências no valor de 3 a 6 meses de despesas, de preferência uma poupança, onde o dinheiro se multiplique sob o efeito dos juros compostos.
Com sua reserva pronta, você pode começar a procurar outras aplicações mais rentáveis para seu dinheiro. Nesse momento, é recomendado diversificar a carteira de investimentos, aumentando assim o seu patrimônio a médio e longo prazo.
Hábito 5: Busque conhecimento
Quanto mais você souber sobre finanças, mais domínio você terá sobre o assunto e mais diferença isso fará em sua vida financeira. Lembre-se que o conhecimento na área te fará tomar melhores decisões e servirá de base para fazer as escolhas certas.
Nesse caso, é indispensável ter uma disciplina diária ou semanal com foco na aprendizagem. Justamente por isso, você deve ler livros do segmento, conferir artigos em blogs relevantes como esse e conversar com especialistas da área. Essas atitudes simples fazem toda diferença para seu bem-estar financeiro!
Ah, sim, recomendo que tenha um consultor financeiro que possa te auxiliar – nesse caso garanta que os seus incentivos estejam alinhados.
Hábito 6: Acompanhe o seu progresso
É difícil melhorar algo que você não monitora! Não tem como saber como anda a sua vida financeira, se o seu progresso não for acompanhado. Sendo assim, crie o hábito de estabelecer metas de orçamento, listando tudo o que você tem a receber e tudo que você tem a pagar, e acompanhe como está versus suas metas durante o mês.
Pensei bastante nisso na hora de desenvolver o GuiaBolso, lá existe uma seção dedicada só para planejar e acompanhar como está o seu orçamento do mês, e o acompanhamento é atualizado sempre automaticamente direto da sua conta do banco.
Conclusão
E aí, que tal adotar essas pequenas atitudes no seu cotidiano? Apesar de não causarem uma revolução drástica na sua rotina, elas podem transformar a sua vida financeira para sempre. Pense nisso! Obrigado e até a próxima.
Foto “Drawing business graph”, Shutterstock.