O Itaú BBA avalia que a Ultrapar (UGPA3) chegou a um momento de reviravolta operacional e pode novamente ser chamada de “um nome de qualidade”, revela um relatório enviado a clientes.
Segundo a analista Monique Martins Greco Nata, a Ipiranga identificou as principais decisões que afetaram negativamente a empresa no passado e apresentou um plano de recuperação.
“Desde então, a empresa apresentou avanços significativos em seus números e voltou a ser percebida como um nome de alta qualidade, sustentando o impressionante desempenho da ação em 2023”, aponta.
Os seis motivos para esta nova visão sobre a Ultrapar:
• 1 – “Um relacionamento mais saudável com os revendedores. A empresa aumentou a consistência, coerência e transparência da sua estratégia de preços para os postos. Tem também investido na valorização da proposta de valor da imagem da marca e dos serviços, o que se traduziu numa maior satisfação dos seus revendedores, como se pode verificar nos resultados do inquérito NPS e nos números autodeclarados”.
• 2 – “Uma rede de estações de serviço mais forte. A empresa encerrou mais de 1.300 postos de baixo potencial desde o início de 2022, apostando na expansão qualificada da rede, agregando postos com maior capacidade. A empresa tem conseguido atingir maior produtividade das estações sem comprometer os volumes totais (+6% no 3T23 vs. 3T21).
• 3 – “Uma participação de mercado crescente entre os maiores players. Apesar da menor rede de postos, a Ipiranga tem conseguido aumentar sua participação de mercado entre as maiores distribuidoras (de 26,9% em 2021 para 28% em 2023), mostrando a resiliência de sua estratégia ao navegar no cenário altamente competitivo do setor”.
Ipiranga vs. Três maiores do mercado em participação de mercado (Base 100 em julho de 2021)
• 4 – “Recuperação sustentável em margens e retornos. O processo de recuperação, combinado com a melhoria do dinamismo do setor, traduziu-se em uma recuperação consistente nos retornos da Ipiranga, que superou seus pares na expansão de margens desde 2021, fechando a lacuna anteriormente existente”.
• 5 – “Operação logística mais eficiente, com vantagens ainda a serem capturadas. A Ipiranga estima potencial de redução de custos logísticos em cerca de 20% em três anos, advindo da otimização dos processos de planejamento e execução, acompanhando os bons resultados obtidos em seu projeto-piloto implementado na base de Paulínia”.
• 6 – “Impressionante desempenho de margem da Ultragaz. A margem EBITDA da Ultragaz cresceu 168% desde o 1T21, superando o setor, impulsionada principalmente pela melhor realização de preços, melhores margens tanto para produtos envasados quanto a granel, e uma mudança no mix de vendas da empresa, com foco nos clientes menores (que rendem melhores margens)”.
Margem Ebitda da Ultragaz vs Setor (Base = 100 em 1T21)