Finclass Vitalício Topo Desktop
Home Comprar ou Vender 6 razões para ver a ação da Ultrapar de novo como um “nome de qualidade”

6 razões para ver a ação da Ultrapar de novo como um “nome de qualidade”

A Ipiranga identificou as principais decisões que afetaram negativamente a empresa no passado e apresentou um plano de recuperação, diz o Itaú BBA

por Gustavo Kahil
3 min leitura
Ultrapar

O Itaú BBA avalia que a Ultrapar (UGPA3) chegou a um momento de reviravolta operacional e pode novamente ser chamada de “um nome de qualidade”, revela um relatório enviado a clientes.

Finclass Vitalício Quadrado

Segundo a analista Monique Martins Greco Nata, a Ipiranga identificou as principais decisões que afetaram negativamente a empresa no passado e apresentou um plano de recuperação.

“Desde então, a empresa apresentou avanços significativos em seus números e voltou a ser percebida como um nome de alta qualidade, sustentando o impressionante desempenho da ação em 2023”, aponta.

Os seis motivos para esta nova visão sobre a Ultrapar:

1 – “Um relacionamento mais saudável com os revendedores. A empresa aumentou a consistência, coerência e transparência da sua estratégia de preços para os postos. Tem também investido na valorização da proposta de valor da imagem da marca e dos serviços, o que se traduziu numa maior satisfação dos seus revendedores, como se pode verificar nos resultados do inquérito NPS e nos números autodeclarados”.

2 – “Uma rede de estações de serviço mais forte. A empresa encerrou mais de 1.300 postos de baixo potencial desde o início de 2022, apostando na expansão qualificada da rede, agregando postos com maior capacidade. A empresa tem conseguido atingir maior produtividade das estações sem comprometer os volumes totais (+6% no 3T23 vs. 3T21).

3 – “Uma participação de mercado crescente entre os maiores players. Apesar da menor rede de postos, a Ipiranga tem conseguido aumentar sua participação de mercado entre as maiores distribuidoras (de 26,9% em 2021 para 28% em 2023), mostrando a resiliência de sua estratégia ao navegar no cenário altamente competitivo do setor”.

Ipiranga vs. Três maiores do mercado em participação de mercado (Base 100 em julho de 2021)

Finclass Vitalício Quadrado

4 – “Recuperação sustentável em margens e retornos. O processo de recuperação, combinado com a melhoria do dinamismo do setor, traduziu-se em uma recuperação consistente nos retornos da Ipiranga, que superou seus pares na expansão de margens desde 2021, fechando a lacuna anteriormente existente”.

5 – “Operação logística mais eficiente, com vantagens ainda a serem capturadas. A Ipiranga estima potencial de redução de custos logísticos em cerca de 20% em três anos, advindo da otimização dos processos de planejamento e execução, acompanhando os bons resultados obtidos em seu projeto-piloto implementado na base de Paulínia”.

6 – “Impressionante desempenho de margem da Ultragaz. A margem EBITDA da Ultragaz cresceu 168% desde o 1T21, superando o setor, impulsionada principalmente pela melhor realização de preços, melhores margens tanto para produtos envasados quanto a granel, e uma mudança no mix de vendas da empresa, com foco nos clientes menores (que rendem melhores margens)”.

Margem Ebitda da Ultragaz vs Setor (Base = 100 em 1T21)

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.