Home Empresas 777 Partners compra clube inglês Everton

777 Partners compra clube inglês Everton

A empresa 777 Partners tem vários clubes em seu portfólio, incluindo, além do Vasco, o italiano Genoa e o belga Standard Liege, além de ter participações no Sevilla, da Espanha, e no Melbourne Victory, da liga australiana

por Reuters
3 min leitura
O comunicado do Everton afirma que o investimento da 777 Partners fortaleceria o balanço patrimonial do clube e garantiria o "financiamento total" do estádio

 O Everton, clube que disputa a Premier League inglesa, foi vendido para a 777 Partners, dona da Sociedade Anônima Esportiva do Vasco da Gama, informou o clube inglês nesta sexta-feira, com a empresa norte-americana de private equity assumindo o lugar de Farhad Moshiri em um negócio que, segundo relatos, valeu mais de 550 milhões de libras (685 milhões de dólares).

O fundo de investimento com sede em Miami disse que assinou um acordo com o bilionário britânico-iraniano Moshiri para adquirir sua participação de 94,1% no clube. Espera-se que o negócio seja fechado até o final do ano, segundo um comunicado do clube.

“Estamos verdadeiramente honrados com a oportunidade de nos tornarmos parte da família Everton como guardiões do clube e consideramos um privilégio poder construir sobre sua orgulhosa herança e valores”, disse Josh Wander, fundador e sócio-gerente da 777 Partners.

A empresa 777 Partners tem vários clubes em seu portfólio, incluindo, além do Vasco, o italiano Genoa e o belga Standard Liege, além de ter participações no Sevilla, da Espanha, e no Melbourne Victory, da liga australiana.

Moshiri, um ex-acionista do Arsenal, comprou pela primeira vez uma participação de 49,9% no Everton em 2016. Em janeiro de 2022, ele havia aumentado sua participação para 94,1% com uma injeção de capital de 100 milhões de libras.

Mas, apesar de ter investido quase 750 milhões de euros (799,65 milhões de dólares) em transferências para formar a equipe desde a chegada de Moshiri, o Everton saiu da metade superior da tabela para lutar contra o rebaixamento nas últimas temporadas.

Os números mais recentes do Everton mostraram um quinto ano consecutivo de prejuízos — 44,7 milhões de libras na temporada 2021-2022 — com sua perda total nesse período chegando a mais de 430 milhões de libras.

De acordo com as regras da Premier League, as equipes podem ter um prejuízo máximo de 105 milhões de libras em três anos, embora tenham sido feitas concessões especiais por causa da pandemia da Covid-19.

O Everton também está no meio de uma investigação sobre supostas violações das regras de fair play financeiro da Premier League, mas o presidente do clube, Bill Kenwright, disse em abril que estava confiante de que o clube de Merseyside estava em conformidade com todas as regras financeiras.

O clube deverá se apresentar a uma comissão independente no próximo mês sobre as supostas violações.

O Everton também investiu na construção de um novo estádio em Bramley Moore-Dock, na área de Vauxhall, em Liverpool, e Moshiri disse que o custo seria de 760 milhões de libras.

O comunicado do Everton afirma que o investimento da 777 Partners fortaleceria o balanço patrimonial do clube e garantiria o “financiamento total” do estádio.

“Estamos comprometidos com a parceria com a comunidade local a longo prazo, trabalhando em projetos importantes, como o desenvolvimento de Bramley-Moore Dock como um estádio de classe mundial”, acrescentou Wander.

O Everton evitou por pouco o rebaixamento para a segunda divisão inglesa nas duas últimas temporadas e atualmente está em 18º lugar na classificação, sem uma vitória em quatro jogos nesta temporada.

“Foi por meio de minhas longas discussões com a 777 que acredito que eles são os melhores parceiros para levar nosso grande clube adiante, com todos os benefícios de seu modelo de investimento em vários clubes”, disse Moshiri.

“Hoje é um próximo passo importante no desenvolvimento bem-sucedido do Everton e estou ansioso para acompanhar de perto como o nosso clube se fortalecerá.”

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.