Home Carreira 8 Dicas para explorar o potencial das redes sociais nos negócios

8 Dicas para explorar o potencial das redes sociais nos negócios

por Plataforma Brasil
0 coment√°rio

Por Rafael Tanaka, blogueiro, roteirista, especialista em redes sociais e articulista da Plataforma Brasil Editorial.

As redes sociais não param de crescer, mas algumas empresas ainda desconhecem a real necessidade para seus negócios, ou até mesmo quando as utilizam, acabam, com alguma frequência, trabalhando da maneira incorreta. Por que será? Vejamos:

1. Qual rede social devo usar?

A grande maioria das pessoas ou pequenas empresas que possuem seus neg√≥cios e querem estar nas redes sociais, come√ßam abrindo v√°rias contas e nem sabem o que procuram atingir. N√£o conhecem com clareza o p√ļblico que atingir√£o e nem mesmo o conte√ļdo a ser disponibilizado.

Fa√ßa uma pesquisa nas atuais redes e tente enquadrar objetivos de comunica√ß√£o, mensagem e p√ļblico alvo. Muito provavelmente voc√™ ter√° de atuar em mais de uma rede.

2. Exercite o conhecimento sobre a rede social escolhida

Não apenas descubra qual é a melhor e a mais necessária para seu momento nos negócios, mas estude-a em profundidade, e constantemente. Sempre há algo novo para aprender.

Um bom caminho de aprendizado e ajuste é descobrir como seus concorrentes ou empresas no mesmo ramo de negócio lidam com elas. Identifique seus erros e acertos e implante as melhorias a seu favor.

3. Possua um perfil completo

Um grande problema √© n√£o disponibilizar informa√ß√Ķes completas sobre o seu perfil. N√£o esque√ßa o b√°sico: e-mail, telefone e endere√ßo. Pode parecer √≥bvio, mas vai se assustar se pesquisar sobre a quantidade de empresas que cometem esse erro. Oportunidades podem ser facilmente perdidas por conta desse equ√≠voco.

4. Atualize

Quando eu digo atualize, n√£o necessariamente voc√™ precisa postar conte√ļdo todos os dias; pense e pesquise no que √© melhor postar e na hora certa. Descubra os melhores hor√°rios (aqui √© importante pensar sobre o momento do dia onde seu p√ļblico alvo est√° mais ativo).

5. O que se devo postar?

Essa √© uma das quest√Ķes mais importantes para sua efetividade nas redes sociais. Ser√° necess√°rio que o conte√ļdo seja um vetor de di√°logo com o seu p√ļblico alto, transmitindo a mensagem de forma adequada e engajadora. Seja objetivo, sem ser frio.

6. Converse, participe, conheça

Falar em nome da sua empresa √© uma coisa, mas n√£o seja um rob√ī. Uma das piores coisas que existem √© receber respostas autom√°ticas definidas pelo sistema. Responda ao seu p√ļblico de forma humanizada e com clareza. Fa√ßa seu melhor e os usu√°rios ir√£o reconhecer a qualidade.

7. Tempo é Dinheiro

Preserve seu tempo e mantenha a qualidade da sua ação em redes sociais, trazendo para o trabalho um profissional especializado. Você pode até ter as ideias, mas operacionalizar isso cotidianamente, de forma consistente e livres de erros básicos pode consumir muito do seu tempo (e você vai precisar do seu tempo para atender a deliciosa burocracia da vida empresarial brasileira).

8. O que dizem sobre mim

Voc√™ j√° possui as redes sociais certas e ativas e seu conte√ļdo √© relevante e est√° atualizado da melhor maneira poss√≠vel, bem, agora √© necess√°rio se preocupar com o que as pessoas est√£o falando sobre voc√™. Pesquise men√ß√Ķes, coment√°rios, e at√© mesmo pesquisas no Google.

Essas informa√ß√Ķes s√£o preciosas e seu conhecimento pode contribuir gerando n√£o apenas novos neg√≥cios, mas tamb√©m a oportunidade de se posicionar positivamente diante de cr√≠ticas e posi√ß√Ķes hostis.

Por fim, não se prenda a paradigmas, opere o básico bem-feito e explore novas rotas. Boa sorte e até o próximo.

Foto “Social media”, Shutterstock.

O Dinheirama √© o melhor portal de conte√ļdo para voc√™ que precisa aprender finan√ßas, mas nunca teve facilidade com os n√ļmeros.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informa√ß√£o e atesta a apura√ß√£o de todo o conte√ļdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que n√£o faz qualquer tipo de recomenda√ß√£o de investimento, n√£o se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.