O ambiente atual do empreendedorismo está… complicado. Como nunca antes, estamos diante de uma extensa ordem de métodos, técnicas, táticas, estratégias e ideias para melhorar seu negócio.

O panorama está se confundindo com sua variedade e surpreendendo com sua complexidade. E neste bravo e avançado mundo do empreendedorismo, há uma série de coisas que você precisa saber e fazer.

Eu assumo que você tem lido bastantes artigos sobre “as habilidades essenciais de empreendedores”. Estes artigos te dizem o quanto é importante tomar grandes decisões, orientar outras pessoas, administrar seu tempo e não ficar desanimado. Esses são, claro, aspectos muito importantes.

Mas, e as habilidades técnicas? Empreendedores precisam possuir a técnica de entendimento para mover seus negócios para a era digital. Aqui estão essas habilidades.

Leitura recomendada: Como focar no que é importante para um empreendedor

1 – Otimização de Conversão (CRO)

Otimização de conversão, ou CRO, é o processo de transformar visitantes em clientes. O objetivo, basicamente, é aumentar as vendas e os lucros. Quanto mais seu website encorajar usuários a tomar uma ação específica, maior será seu negócio.

Visto que a maioria dos negócios modernos fazem marketing online, esta competência é uma das mais altas táticas em retorno de investimento do seu arsenal de marketing.

O conjunto completo das táticas de CRO é complexo, mas os princípios são fáceis de compreender. Primeiro, você deve ter um entendimento sólido de seu cliente. Segundo, você deve ser capaz de trabalhar com seus dados existentes para algumas táticas. Então, você pode comandar testes de conversão para encontrar qual mudança transforma mais visitantes.

Nesse ponto, você pode interpretar os resultados do teste, fazer mudanças e repetir cada vez mais testes.

2 – Otimização de Sites para Mecanismos de Pesquisa (SEO)

Longe de estar morto, a necessidade de otimização SEO está viva, bem e mais importante do que nunca.

A SEO é importante porque é fácil desviar-se de um de dois extremos:

  • Um extremo é negligenciar a SEO. Alguns profissionais pensam que ignorar a SEO é a melhor abordagem porque os algoritmos são inteligentes o bastante para adivinhar que seu site é interessante e sabe como obter usuários. Isto é incorreto, visto que ter como alvo um usuário e otimizar uma técnica de sites são ainda fundamentais para o sucesso virtual;
  • A segunda extremidade é fazer a SEO errada. Táticas ultrapassadas de SEO penalizarão seu website, evitando que os usuários sejam capazes de achar seu site.

Saber os fundamentos da SEO e agir sobre eles é fundamental para o sucesso dos negócios virtuais atuais.

3 – Marketing de Conteúdo

Marketing de conteúdo tem estado aí por um longo tempo, mas tem se apagado nos últimos cinco anos de uma maneira que ninguém previu.

Em um ensaio de 1996, Bill Gates escreveu: “Conteúdo é rei”. Mal sabia ele o quão seriam verdadeiras essas palavras.

Marketing de conteúdo é uma indústria de mais de 200 bilhões de dólares e que continua crescendo sem sinais de declínio. Para o sucesso de empreendedores modernos, eles precisam aprender a adotar e avançar esse método de marketing.

Leitura recomendada: 4 competências essenciais que formam o algoritmo do empreendedor

4 – Experiência do usuário

Também conhecido como UX ou UXD, a experiência do usuário é “o processo de aumentar a satisfação do usuário melhorando sua habilidade, acessibilidade e prazer fornecido na interação entre usuário e produto”.

A experiência do usuário está no coração da SEO, CRO e marketing de conteúdo. Se você puder aprender o porque e como a experiência de usuário faz sentido, você poderá dirigir seu negócio para novos níveis de sucesso.

Facebook, Uber, Slack e muitos outros unicórnios do Vale do Silício tem atingido um notável crescimento, em parte, a partir de uma poderosa estratégia. UX é muito importante para ignorar.

5 – E-mail marketing

Uma ênfase no marketing de e-mail pode soar como um estrondo de 2005 para cá, no entanto algo é certo: e-mail marketing continua sendo uma das formas mais efetivas de marketing disponível.

Uma das razões do e-mail marketing ainda ser massivamente bem-sucedido é devido ao aumento do serviço móvel. Pegue sua própria experiência como exemplo. Como você interage com as mensagens que você recebe diariamente? Em seu telefone, certo?

Negócios bem-sucedidos sabem como juntar os métodos do marketing de conteúdo com o crescimento de uma lista de e-mails, com um teste A/B e com a experiência de usuário para construir métodos de marketing poderosos.

6 – Redes Sociais

Felizmente, você é familiarizado com os básicos Twitter, Facebook e LinkedIn.

Desde que muitos de nós já somos parte dessas redes sociais, nós temos reduzido a curva de aprendizagem. Quando o assunto é rentabilizar estas redes sociais, entretanto, há ainda alguns passos para serem alcançadas.

As redes sociais não estão sumindo, até porque seus algoritmos e métodos mudam semanalmente para evitar a evasão de usuários. Agora o próximo passo é fazer com que empreendedores saibam seu poder e seu potencial.

Leitura recomendada: Quer ganhar mais? Estude, pratique e se torne uma referência (em outras palavras, mereça!) 

7 – Escrita

Alguns dos melhores empreendedores que eu conheço também são ótimos escritores.

Por que o sucesso do empreendedorismo e a habilidade de escrita andam juntas? Parte disso é o puro poder do marketing. A criação de ótimos conteúdos gera clientes fiéis. Um outro benefício da escrita é a habilidade de pensar analítica e criativamente.

Empreendedores serão sempre escritores – planos de negócios, e-mails, propostas, manchetes e artigos. Melhorar esta habilidade pode beneficiar você em diversas formas.

Você realmente precisa dominar todas essas coisas?

Agora um rápido intervalo. Como um empreendedor moderno, quanto você se considera capaz de dominar cada uma dessas habilidades

Não transpire. Respire.

Há muito o que aprender em cada categoria acima. Muito. O crucial não é que você domine todos elas, mas que você respeite sua importância. Especificamente, eu recomendo estas quatro:

  • Entenda a importância;
  • Saiba o básico;
  • Referencie seu sucesso;
  • Avalie seu ROI.

Um mínimo de conhecimento de cada habilidade colocará você próximo ao sucesso. Agora, a última habilidade técnica de empreendedores modernos.

8 – Terceirização (ou aprender a delegar)

Não há nenhuma forma de fazer todas essas coisas por conta própria. Você não deve nem tentar.

Terceirizar ou delegar estas tarefas é a solução. Encontrando trabalhadores talentosos e colocando-os para trabalhar ao seu lado é o passo fundamental para o sucesso.

Conclusão

As habilidades técnicas são importantes para todos os empreendedores. Simples assim. Em qual(is) destas habilidades técnicas você se sente mais fraco? Qual poderia fazer o maior impacto positivo em seu negócio?

Vídeo recomendado: Dinheirama PITCH #1: Marco Gomes, fundador da Mova Mais e boo-box

Neil Patel
Aviso: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.

Comentários