Se você trabalhou anos em determinada empresa ou setor e agora precisa recomeçar após uma demissão, provavelmente deve estar meio perdido. Sabemos que não é fácil, mas considere que a situação também pode ser uma oportunidade para aprender a lidar com reflexos negativos e trabalhar o aumento da autoconfiança, possibilitando inclusive uma mudança de rumo profissional para melhor.
“Sabemos que quando o desemprego bate à porta não é só o emprego que se perde, mas a diminuição do contato social, o salário, a harmonia na família, etc., e isso faz parte de todo um processo de qualquer forma de recomeço na vida“, explica Priscila Asimoto, psicóloga e membro da Sociedade Brasileira de Coaching.
“Por outro lado, quando a demissão acontece após anos de carreira, também pode ser a situação ideal para a pessoa descobrir na dificuldade o que mais gosta de fazer, trabalhando de forma autônoma e deslanchando. Confira algumas dicas para enfrentar este processo e recomeçar com confiança”, explica. A seguir, a especialista dá algumas dicas para quem enfrenta este processo e precisa recomeçar com confiança.
Leitura recomendada: Você pode ficar sem emprego, mas não sem trabalho
1. Tenha em mente que a crise não é eterna e este momento irá passar
É possível plantar coisas boas agora para colher adiante, tanto no trabalho quanto na vida pessoal. Não pense no que já foi. O importante é não perder o entusiasmo e pensar daqui para a frente.
Se possível, não fique reavaliando o que já foi ou o que você poderia ter feito para não estar nesta situação. Pense em como você quer estar daqui a um tempo e crie metas para isso.
2. Ouça e aprenda com profissionais que você considera mais experientes
Procure absorver todas as informações daqueles que você considere bem sucedidos na carreira. Normalmente eles têm estrategias e conselhos que podem servir de exemplo e ajudar quem está recomeçando.
3. Explore seus talentos
O que você faz de melhor? O que gosta de fazer com prazer? É difícil no mercado atual alguém se recolocar fazendo todos os dias algo que não gosta ou que não desperte interesse diário.
Então avalie bem o que você pode fazer levando em conta um cenário que exige dedicação e aprendizado. Pode até considerar recomeçar em um ramo totalmente novo, mas deve ser algo que realmente goste. Muita gente tem feito isso.
Gosta de vídeos? Aprenda mais: TV Dinheirama – Você no comando do seu dinheiro
4. Mantenha o contato social
Não se isole. Ter contato social é algo bom em todas as fases da vida, e ficar dentro de casa não vai ajudar alguém a bater em sua porta. Por isso reative o networking e mostre-se disponível. É preciso ser flexível no modo de agir, se comunicar com os amigos, manter a motivação.
5. Cuide da saúde
Para conseguir voltar ao mercado e trabalhar direito, é fundamental estar com a saúde em dia. Por isso procure realizar exercícios, caminhar, manter os exames de rotina em ordem e se alimentar bem. Não se esqueça de si mesmo.
eBook gratuito recomendado: Invista e Construa o Futuro dos seus Filhos
6. Cuidado com a exposição nas redes sociais
Hoje muitas empresas usam as redes sociais para ajudar a traçar um perfil dos candidatos, por isso nunca exponha o que considera errado ou ruim da antiga empresa onde trabalhou e nem demonstre ideias negativas, desmotivadoras sobre o futuro, pois é nele que você se colocará, afinal o futuro começa a cada segundo.
7. Jogue com lealdade
A Lealdade é uma grande virtude do caráter humano e é natural que em tempos difíceis as pessoas fiquem mais inseguras, mas mostre exatamente o que você é, não foque em expectativas de rivalidade com as outras pessoas, não faça comparações e nem mal juízo dos outros que podem surgir no contexto.
Procure dar o que tem de melhor e lembre-se de que a crise de hoje pode ser uma oportunidade incrível para o seu amanhã.
Leitura recomendada: Mudança de carreira: como largar tudo e começar do zero
8. Qualifique-se
Se achar que não tem qualificação ou preparo suficiente, procure alternativas e adaptações para aprender e siga em frente. Lembre sempre que o passado já foi e agora é pensar no futuro e traçar as metas para conseguir alcançar os novos objetivos.