Finclass Vitalício Topo Desktop
Home Economia Lula busca apoio de líderes da Palestina e Egito para retirar brasileiros de Gaza

Lula busca apoio de líderes da Palestina e Egito para retirar brasileiros de Gaza

Lula disse que os inocentes em Gaza não podem pagar o preço da insanidade daqueles que querem a guerra

por Reuters
3 min leitura
(Imagem: Reprodução/X´s/@LulaOficial)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou neste sábado por telefone com os presidentes da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, e do Egito, Abdel Fattah al-Sissi, para buscar apoio à retirada de brasileiros da Faixa de Gaza, informou o Palácio do Planalto.

Finclass Vitalício Quadrado

Segundo o governo brasileiro, na conversa com Abbas Lula expressou preocupação com os civis na região, mas também condenou o que descreveu como “ataques terroristas” contra civis em Israel e reforçou a importância da libertação imediata de todos os reféns.

“Lula disse que os inocentes em Gaza não podem pagar o preço da insanidade daqueles que querem a guerra”, disse o Planalto em nota sobre esse primeiro telefonema.

Na quinta-feira, Lula já havia conversado com o presidente israelense, Isaac Herzog, quando fez um apelo pelo estabelecimento de um corredor humanitário para a saída de pessoas da Faixa de Gaza e agradeceu o apoio à retirada de brasileiros de Israel.

Milhares de palestinos fugiam do norte da Faixa de Gaza neste sábado em meio à expectativa de um iminente ataque terrestre israelense. Israel prometeu aniquilar o grupo militante Hamas, que controla Gaza, em retaliação ao violento ataque perpretado por membros do grupo a várias localidades israelenses há uma semana, quando cerca de 1.300 pessoas foram mortas e outras dezenas, levadas como reféns.

(Imagem: Reprodução/@LulaOficial)
(Imagem: Reprodução/@LulaOficial)

Ao longo dos últimos dias, Israel reagiu com o mais forte bombardeio já visto em Gaza. Segundo as autoridades locais, mais de 2.200 pessoas já foram mortas e cerca de 10 mil, feridas.

Finclass Vitalício Quadrado

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil informou mais cedo que um grupo de 16 brasileiros que permanecia reunido em uma escola no norte de Gaza região que Israel orientou que fosse desocupada foi levado neste sábado em ônibus contratado pelo governo brasileiro até a cidade de Rafah, na fronteira com o Egito, onde aguarda a abertura da passagem.

Segundo o Itamaraty, o governo vem reiterando gestões diplomáticas de alto nível para viabilizar a entrada de cerca de 30 brasileiros e familiares no Egito e tem uma aeronave a postos em Roma para resgatá-los.

Na conversa com o presidente do Egito, Lula informou que assim que os brasileiros conseguirem cruzar a passagem de Rafah serão acompanhados pelo embaixador brasileiro no Egito até o aeroporto de Arish e embarcarão imediatamente na aeronave da Força Aérea Brasileira com destino ao Brasil.

Os dois líderes concordaram com a urgência de se permitir a entrada de ajuda humanitária em Gaza, segundo o Planalto.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.