Finclass Vitalício Topo Desktop
Home Economia Rússia diz que coordena política para Oriente Médio com China

Rússia diz que coordena política para Oriente Médio com China

Os dois trocaram opiniões sobre o conflito entre Israel e o grupo palestino Hamas, que governa a Faixa de Gaza

por Reuters
3 min leitura
(Imagem: Reprodução/ NATALIA KOLESNIKOVA/Pool via REUTERS)

A Rússia disse nesta quinta-feira que está coordenando sua política no Oriente Médio e no Norte da África com a China, aliado cada vez mais próximo e que recebeu a visita do presidente Vladimir Putin nesta semana.

Finclass Vitalício Quadrado

A Rússia disse que o vice-ministro das Relações Exteriores, Mikhail Bogdanov, manteve conversas em Doha com Zhai Jun, enviado especial da China para o Oriente Médio.

Os dois trocaram opiniões sobre o conflito entre Israel e o grupo palestino Hamas, que governa a Faixa de Gaza.

“Houve a confirmação do foco constante de Moscou e Pequim na estreita coordenação de esforços no interesse de uma solução política desta e de outras crises no Médio Oriente e no Norte de África…”, disse um comunicado do Ministério das Relações Exteriores russo.

A Rússia considera a si mesma como potencial intermediária entre Israel e o Hamas, que desencadeou a atual crise com um ataque surpresa em 7 de outubro que matou 1.400 pessoas.

Israel respondeu com bombardeios aéreos que, segundo as autoridades de Gaza, mataram mais de 3.500 palestinos e deixaram mais de 12.000 feridos.

Finclass Vitalício Quadrado

Moscou tentou atribuir parte da culpa pela crise aos Estados Unidos, aliado mais poderoso da Ucrânia, país contra o qual a Rússia iniciou uma invasão total no ano passado.

Uma resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) redigida pela Rússia que fazia um apelo por um cessar-fogo humanitário em Gaza, somado à libertação de reféns, ao acesso humanitário e à evacuação segura de civis necessitados, não foi aprovada na segunda-feira.

O texto condenava a violência contra civis e todos os atos de terrorismo, mas não citava especificamente o Hamas.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.