O deputado Mike Johnson foi eleito por seus colegas republicanos para o posto de presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, após três semanas de turbulência e três candidatos fracassados.
Aqui estão cinco fatos sobre o parlamentar conservador em seu terceiro mandato, agora o principal republicano no Congresso:
Biografia
Johnson, de 51 anos, nasceu em Shreveport, a terceira maior cidade da Louisiana. Ele é o mais velho de quatro irmãos e filho de um bombeiro que ficou gravemente queimado e incapacitado enquanto trabalhava.
Antes do Congresso, Johnson atuava como advogado com foco particular em questões de liberdade religiosa, defendendo com sucesso a proibição do casamento entre pessoas do mesmo sexo na Louisiana em 2004.
“Sou cristão, marido, pai, conservador de longa data, advogado constitucional e proprietário de uma pequena empresa, nessa ordem”, disse ao jornal Louisiana Baptist Message em 2016.
O parlamentar foi eleito para a Assembleia Estadual da Louisiana em 2015 e concorreu com sucesso ao Congresso em 2016. Ele agora representa o quarto distrito eleitoral da Louisiana, que ocupa a região noroeste do Estado e inclui sua cidade natal, Shreveport.
Conservador Social
Johnson é um conservador que talvez seja mais conhecido por sua defesa das tentativas do ex-presidente Donald Trump de anular os resultados das eleições de 2020.
Como ex-advogado constitucional, ele assinou um documento oferecido à Justiça em caso que tentava anular os resultados eleitorais da Pensilvânia e pediu que Trump “continuasse lutando”.
Ele se opõe ao casamento entre pessoas do mesmo sexo e apresentou um projeto de lei em 2022 que proibiria as escolas de promover ou discutir a identidade de gênero.
Johnson se opõe ao direitos relacionados ao aborto, e classificou a rejeição de proteções federais ao aborto como uma “ocasião grande e alegre”.
Ucrânia
Johnson se opõe ao envio de ajuda à Ucrânia para se defender contra a Rússia, recebendo a nota “F” dos Republicanos pela Ucrânia, grupo de defesa que compila notas para parlamentares sobre seu apoio ao país.
Experiência de Liderança
Johnson serviu como presidente do Comitê conservador de Estudos Republicano e foi eleito vice-presidente da comissão, mas, fora isso, não tem experiência de liderança potencial obstáculo, já que terá de negociar com o Senado de maioria democrata e com a Casa Branca.
Ele também demonstrou capacidade limitada de arrecadação de fundos até agora, parte normalmente fundamental da atuação do presidente da Casa.
Relacionamento com Trump
Johnson é um apoiador declarado de Trump, como evidenciado pelo seu apoio às tentativas de Trump de anular as eleições de 2020. Trump apoiou a eleição de Johnson como candidato.