Topo Flávio Augusto Desk 2
Home EconomiaAgronegócio Lavoro prevê acelerar ganhos em 2024 em mercado de insumos agrícolas mais fraco

Lavoro prevê acelerar ganhos em 2024 em mercado de insumos agrícolas mais fraco

A companhia fechou o ano fiscal 2023 com prejuízo líquido de 43,7 milhões de dólares, em meio a uma disparada nos custos financeiros

por Reuters
Colheitadeira

A Lavoro, maior distribuidora de insumos agrícolas do Brasil, prevê acelerar ganhos no ano-safra 2024, projetando aumento na participação de mercado, em um cenário de preços dos produtos mais baixos no período, de acordo com relatório divulgado nesta quarta-feira.

A companhia listada na Nasdaq prevê uma receita consolidada em um intervalo de 2 bilhões a 2,3 bilhões de dólares na nova temporada, versus 1,8 bilhão registrados no ano-safra 2023, com o impulso do segmentos de insumos no Brasil, onde a empresa tem a maior parte de seus estabelecimentos.

A geração de caixa medida pelo Ebitda ajustado no novo ano fiscal, a ser encerrado em junho de 2024, foi estimado numa faixa de 135 milhões a 165 milhões de dólares, versus 149,8 milhiões de dólares da temporada 2023, quando a empresa registrou alta de 64% neste indicador em relação a 2022.

“Nossa escala, diversificação regional e de produtos, integração vertical de Crop Care, forte balanço patrimonial, capacidades de fusões e aquisições e de investir em tecnologia e novos serviços nos diferenciam do restante da indústria”, disse o CEO da Lavoro, Ruy Cunha, em nota

“Acreditamos que estamos numa posição única para capitalizar o ambiente atual, acelerar os nossos ganhos de participação de mercado e melhorar nosso desempenho financeiro à medida que as condições de mercado se normalizam”, acrescentou ele.

O executivo mencionou que o setor viu uma nova piora nas tendências de preços de pesticidas e fertilizantes, à medida que mudanças globais significativas na precificação foram exacerbadas pelo excesso de estoques no Brasil, particularmente em herbicidas.

Flávio Augusto Quadrado 2

“Enquanto estamos vendo sinais de estabilização das tendências de preços, nossa expectativa para o varejo de insumos agrícolas é de, em geral, declínio de aproximadamente 20% em nosso ano fiscal de 2024, liderado por esses ventos contrários nos preços”, projetou.

Mas ele não considera que os fundamentos positivos do mercado e do crescimento da empresa tenham mudado.

“O que nós temos testemunhado nos últimos trimestres é simplesmente a normalização dos preços que dispararam em 21-22 como resultado de fatores temporários que agora desapareceram, como impactos de suspensões de produção na China pela Covid-19 e os efeitos da guerra na Ucrânia.”

A companhia fechou o ano fiscal 2023 com prejuízo líquido de 43,7 milhões de dólares, em meio a uma disparada nos custos financeiros, por perdas no valor justo de contratos a termo de commodities e aumento da taxa de juros no Brasil.

Dinheirama

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.