Finclass Vitalício Topo Desktop
Home Economia Putin diz que armas ocidentais para Ucrânia estão parando nas mãos do Taliban

Putin diz que armas ocidentais para Ucrânia estão parando nas mãos do Taliban

"Agora dizem: as armas estão chegando ao Oriente Médio vindas da Ucrânia. Bem, é claro que estão, porque estão sendo vendidas", disse Putin

por Reuters
3 min leitura
(Imagem: Reprodução/Sputnik/Gavriil Grigorov/Pool via REUTERS)

 O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta sexta-feira que algumas das armas ocidentais fornecidas à Ucrânia estão chegando ao Oriente Médio por meio do mercado ilegal e estão sendo vendidas ao Taliban.

Finclass Vitalício Quadrado

“Agora dizem: as armas estão chegando ao Oriente Médio vindas da Ucrânia. Bem, é claro que estão, porque estão sendo vendidas”, disse Putin. “E elas estão sendo vendidas para o Taliban e de lá vão para qualquer lugar.”

Desde que a Rússia enviou tropas para o território ucraniano, em 24 de fevereiro do ano passado, potências ocidentais têm enviado à Ucrânia dezenas de bilhões de dólares em armas na tentativa de derrotar os russos.

A Ucrânia diz que mantém um controle rígido sobre todas as armas fornecidas, mas algumas autoridades de segurança ocidentais têm levantado preocupações e os Estados Unidos têm pedido que a Ucrânia faça mais para lidar com a questão mais ampla da corrupção.

Em junho de 2022, o chefe da Interpol, Jürgen Stock, alertou que algumas das armas avançadas enviadas à Ucrânia acabariam nas mãos de grupos do crime organizado.

Um relatório sobre a guerra da Ucrânia e o comércio ilegal de armas da Iniciativa Global contra o Crime Organizado Transnacional apontou, em março, que “atualmente não há saída substancial de armas da zona de conflito ucraniana”.

Finclass Vitalício Quadrado

“Entretanto, todos os precedentes sugerem que, especialmente se a ameaça não for tratada de forma proativa e imaginativa, quando a guerra atual terminar, os campos de batalha da Ucrânia poderão e se tornarão o novo arsenal da anarquia, armando todos, desde insurgentes na África até gângsteres nas ruas da Europa”, disse o relatório.

Os oito maiores doadores ocidentais, liderados pelos EUA, assumiram compromissos militares com a Ucrânia que totalizam pelo menos 84 bilhões de euros, o equivalente a cerca de 90 bilhões de dólares, de acordo com o Insituto Kiel para a Economia Mundial.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.