Finclass Vitalício Topo Desktop
Home Comprar ou Vender Pague Menos: resultados do 3º trimestre revelam desafios, diz Ágora

Pague Menos: resultados do 3º trimestre revelam desafios, diz Ágora

Os números operacionais da empresa continuam fracos, com números negativos, mas estão amplamente em linha com as expectativas

por Redação Dinheirama
3 min leitura
Pague Menos

A Pague Menos (PGMN3) divulgou seus resultados do terceiro trimestre de 2023, que, conforme a Ágora Investimentos, ainda apresentam desafios significativos.

Finclass Vitalício Quadrado

Os números operacionais da empresa continuam fracos, com números negativos, mas estão amplamente em linha com as expectativas.

De acordo com Marcio Osako e José Ricardo Roslen, analistas da Ágora Investimentos, “os números operacionais foram medianos, principalmente devido a uma provável queda na sua margem EBITDA orgânica de quase 0,40 pp no ano, excluindo o ganho do ajuste do Valor Presente (PV) que atingiu o resultado financeiro consolidado em 0,6 pp.”

Desempenho da Extrafarma e margem EBITDA

A receita da Extrafarma permaneceu praticamente estável no trimestre, embora sua margem EBITDA tenha caído 0,7 pp, para 1,8%. Isso se deveu a ganhos sazonalmente mais baixos de aumento de preços.

A relação Dívida Líquida/EBITDA (já incluindo a dívida da Extrafarma) caiu de 4,0x no 2T23 para 2,8x, devido ao aumento de capital de R$ 332 milhões e ao fluxo de caixa positivo.

Visão da Ágora Investimentos

A Ágora Investimentos mantém sua recomendação apenas Neutra para PGMN3, destacando três principais razões. Em primeiro lugar, eles apontam “potencial de valorização limitado”. Em segundo lugar, a alta alavancagem da empresa deve limitar a expansão de lojas em 2024. Por fim, existem riscos de execução relacionados à expansão da margem EBITDA, projetada para atingir 5,4% em 2026, comparada a 4,2% em 2023.

Finclass Vitalício Quadrado

Segundo os analistas Marcio Osako e José Ricardo Rosalen, “PGMN3 está sendo negociada a 16x o múltiplo P/L para 2024.”

Nessa análise, a Ágora Investimentos destaca a complexidade dos desafios que a Pague Menos enfrenta e mantém uma visão neutra sobre a empresa, devido a diversas incertezas e limitações em seu desempenho.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.