Finclass Vitalício Topo Desktop
Home Economia Confiança do consumidor do Brasil cai em novembro para menor nível desde junho, diz FGV

Confiança do consumidor do Brasil cai em novembro para menor nível desde junho, diz FGV

"O resultado foi influenciado por uma ligeira piora da satisfação em relação à situação atual e manutenção das expectativas", explicou em nota a economista do FGV IBRE Anna Carolina Gouveia

por Reuters
3 min leitura
(Imagem: unsplash/Adrien Delforge)

A satisfação dos consumidores brasileiros em relação a situação atual piorou em novembro e a confiança caiu para o nível mais baixo em cinco meses, mostraram dados da Fundação Getulio Vargas divulgados nesta sexta-feira.

Finclass Vitalício Quadrado

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da FGV teve no mês queda de 0,2 ponto e foi a 93,0 pontos, menor nível desde junho deste ano (92,3 pontos).

“O resultado foi influenciado por uma ligeira piora da satisfação em relação à situação atual e manutenção das expectativas”, explicou em nota a economista do FGV IBRE Anna Carolina Gouveia.

O Índice de Situação Atual (ISA) recuou 0,4 ponto em novembro, para 82,1 pontos, marcando o segundo mês seguido de baixa. Já o Índice de Expectativas (IE) caiu 0,1 ponto, para 100,8 pontos.

“Há uma queda intensa na confiança dos consumidores de classes de renda baixa, recuperação das faixas intermediárias e estabilidade na classe mais alta. Essas diferenças parecem estar relacionados a uma maior dificuldade financeira dessas famílias, perspectivas mais pessimistas em relação ao emprego, com forte impacto na situação financeira futura e na sua capacidade de comprar bens duráveis”, ressaltou Gouveia.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.