Finclass Vitalício Topo Desktop
Home Economia Amazon vence disputa tributária de US$ 270 milhões em derrota para chefe antitruste da UE

Amazon vence disputa tributária de US$ 270 milhões em derrota para chefe antitruste da UE

por Reuters
3 min leitura
(Imagem: unsplash/BoliviaInteligente)

A Amazon (AMZNAMZO34) não precisa pagar 250 milhões de euros (273 milhões de dólares) em impostos a Luxemburgo, decidiu o órgão judicial da União Europeia nesta quinta-feira, marcando uma derrota para o combate que a chefe antitruste da UE, Margrethe Vestager, faz aos acordos tributários favoráveis às multinacionais.

Finclass Vitalício Quadrado

“O Tribunal de Justiça confirma que a Comissão (Europeia) não estabeleceu que a decisão fiscal dada à Amazon por Luxemburgo foi um auxílio estatal incompatível com o mercado interno (da UE)”, disse o Tribunal de Justiça da União Europeia, com sede em Luxemburgo. A decisão é definitiva.

“Saudamos a decisão do Tribunal, que confirma que a Amazon seguiu todas as leis aplicáveis e não recebeu nenhum tratamento especial. Esperamos continuar nos concentrando na entrega para nossos clientes em toda a Europa”, disse um porta-voz da Amazon.

Chiara Putaturo, especialista em impostos na Oxfam, uma organização da sociedade civil, criticou a decisão.

“A Amazon ganhou um presente de Natal antecipado neste ano, pois a empresa se esquivou de sua conta de impostos de uma década para Luxemburgo e pode continuar a fazê-lo”, disse Putaturo.

“É por isso que a UE deve apresentar reformas tributárias reais. Ela pode começar por não olhar para o outro lado quando se trata de paraísos fiscais dentro de suas fronteiras, permitindo que as empresas se esquivem de suas contas tributárias por meio de escritórios vazios”, acrescentou.

Finclass Vitalício Quadrado

A derrota judicial para a UE destaca o histórico misto de Vestager em termos de defesa de decisões fiscais contra contestações legais.

Neste mês, a empresa francesa Engie venceu sua disputa contra uma ordem da UE para pagar 120 milhões de euros em impostos a Luxemburgo.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.