Finclass Vitalício Topo Desktop
Home Mercados Ações europeias marcam quinta semana em alta por otimismo com cortes de juros

Ações europeias marcam quinta semana em alta por otimismo com cortes de juros

Em relação à política monetária, o Fed se destacou ao sinalizar custos de empréstimos mais baixos em 2024

por Reuters
3 min leitura
Ações europeias

As ações europeias fecharam com variação positiva nesta sexta-feira, ao final de uma semana marcada por importantes decisões de política monetária de bancos centrais, na qual em uma delas o Federal Reserve definiu o tom para as expectativas do mercado sobre a possibilidade de cortes nos juros.

Finclass Vitalício Quadrado

O índice pan-europeu STOXX 600 fechou quase estável, com alta de 0,01%, a 476,61 pontos, em seu quinto avanço semanal consecutivo e sua mais longa sequência de ganhos semanais desde abril.

O índice DAX de Frankfurt ficou estável, enquanto o índice CAC-40 de Paris subiu, depois que ambos atingiram picos recordes na quinta-feira.

Na semana, as ações imobiliárias, que são mais sensíveis aos juros, foram as que mais ganharam, enquanto o setor de telecomunicações foi o mais prejudicado.

Em relação à política monetária, o Fed se destacou ao sinalizar custos de empréstimos mais baixos em 2024, enquanto o Banco Central Europeu manteve os juros, resistindo às apostas de cortes na quinta-feira.

“Nossos economistas veem… a inclinação “hawkish” (agressiva contra a inflação) da (reunião do BCE de quinta-feira) como reduzindo o risco de cortes do BCE já em março, mas mantêm sua visão de cortes nos juros a partir de abril, com 1,50 ponto percentual de cortes até o final do próximo ano”, disse o Deutsche Bank em nota.

Finclass Vitalício Quadrado

O Barclays previu um corte de 0,25 ponto percentual nos juros do BCE em abril e cortes consecutivos em cada reunião de política monetária até janeiro de 2025.

Enquanto isso, a autoridade do BCE François Villeroy de Galhau disse que, embora o próximo passo do BCE deva ser a redução da taxa de depósito, o banco central deve primeiro “apreciar a vista” por algum tempo.

A fraqueza no setor de saúde pesou durante o dia, com a GSK, sediada no Reino Unido, em queda de 2,9% depois que o órgão regulador da União Europeia suspendeu o medicamento da empresa contra câncer no sangue.

Em Londres, o índice Financial Times recuou 0,95%, a 7.576,36 pontos.

Em Frankfurt, o índice DAX ficou estável, a 16.751,44 pontos.

Em Paris, o índice CAC-40 ganhou 0,28%, a 7.596,91 pontos.

Em Milão, o índice Ftse/Mib teve variação positiva de 0,05%, a 30.373,89 pontos.

Em Madri, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,75%, a 10.095,60 pontos.

Em Lisboa, o índice PSI20 desvalorizou-se 1,21%, a 6.426,97 pontos.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.