A Nippon Steel anunciou nesta segunda-feira que vai comprar a US Steel em um negócio avaliado em 14,9 bilhões de dólares, incluindo dívidas, meses depois que a siderúrgica norte-americana se colocou à venda.
A oferta de 55 dólares por ação representa um prêmio de cerca de 40% em relação ao fechamento de sexta-feira da US Steel e de 142% em relação ao preço de fechamento das ações antes da empresa anunciar um processo de revisão estratégica em 11 de agosto.
As ações da US Steel avançavam cerca de 27% nas negociações pré-mercado.
A Nippon, a quarta maior siderúrgica do mundo, vê os Estados Unidos como um mercado em crescimento que pode ajudar a compensar o declínio da demanda no Japão, publicou o jornal Nikkei.
A Nippon garantiu compromissos de financiamento para o acordo e espera que ele permita que a empresa avance para 100 milhões de toneladas de capacidade global de aço bruto.
Antes de aceitar a oferta da Nippon, a US Steel rejeitou proposta de 7,3 bilhões de dólares da rival Cleveland-Cliffs Inc. A gigante da siderurgia mundial ArcelorMittal SA também estava considerando uma oferta, informou a Reuters em agosto.