Donald Trump disse que participará de audiência em um tribunal de apelações sobre o escopo de sua imunidade presidencial, na terça-feira, em Washington, em comentários no Truth Social nesta segunda-feira.
“É claro que eu tinha direito, como presidente dos Estados Unidos e comandante em chefe, à imunidade”, disse Trump na postagem.
Os promotores acusam Trump, o favorito para a indicação presidencial republicana de 2024, de tentar obstruir o Congresso e fraudar o governo dos EUA por meio de esquemas para reverter a vitória do presidente democrata Joe Biden nas eleições de 2020.
Trump argumenta que o caso deveria ser arquivado com base no fato de que ex-presidentes não podem enfrentar acusações criminais por conduta relacionada a suas responsabilidades oficiais.
A juíza distrital dos EUA Tanya Chutkan rejeitou essa alegação em 1º de dezembro, o que levou Trump a recorrer à Corte de Apelações dos EUA para o Circuito do Distrito de Columbia. A apelação de Trump suspendeu seu julgamento, marcado para março.
No mês passado, a Suprema Corte dos EUA se recusou a decidir imediatamente sobre a alegação do ex-presidente Trump de que ele não pode ser processado por tentar anular sua derrota nas eleições de 2020, permitindo que um tribunal de instância inferior continuasse analisando a questão.