O lançamento em grande escala do Ruwiki, uma versão russa da popular enciclopédia da internet Wikipédia, ocorrerá nesta segunda-feira, de acordo com a mídia russa.
O teste beta — um teste de público limitado do site — começou em meados de 2023, informou o jornal Kommersant, e já haveria mais artigos na Ruwiki do que no segmento de língua russa da Wikipédia.
A Rússia disse que ainda não estava planejando bloquear a Wikipédia — uma das poucas fontes independentes de informação que sobreviveram na Rússia desde que a repressão estatal ao conteúdo online se intensificou após a invasão da Ucrânia por Moscou em fevereiro de 2022.
No entanto, tribunais russos aplicaram à enciclopédia online uma série de multas por conteúdo relacionado à Ucrânia desde então.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, deu sua aprovação a novas plataformas alternativas à Wikipédia em maio de 2022, de acordo com a mídia russa.
O jornal Izvestia informou na semana passada, citando o serviço de imprensa do Ruwiki, que os artigos mais lidos durante a fase de testes beta incluíam uma lista de mortes em 2023, a escalada do conflito árabe-israelense, a operação militar da Rússia na Ucrânia e os filmes de maior bilheteria na Rússia.
O usuário médio passava mais de seis minutos no site, e a profundidade média de visualização era de mais de cinco páginas na fase de teste, segundo o Izvestia.
O Kommersant disse que os fundadores do Ruwiki não revelaram quanto o projeto custou ou os nomes dos investidores do site.