Os preços do petróleo fecharam em alta nesta quinta-feira, depois que a Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês) se juntou ao grupo de produtores Opep na previsão de um forte crescimento na demanda global por petróleo.
Além disso, o inverno frio impactou a produção de petróleo dos Estados Unidos, enquanto o governo relatou uma grande queda semanal de estoques.
Os comerciantes de petróleo também estavam preocupados com os riscos geopolíticos no Médio Oriente.
O Paquistão conduziu ataques dentro do Irã, visando militantes separatistas balúchis, disse o Ministério das Relações Exteriores do país, dois dias depois de ataques iranianos dentro do território paquistanês.
Os futuros do petróleo Brent fecharam em alta de 1,22 dólar, ou 1,6%, para 79,10 dólares por barril, enquanto os futuros do petróleo West Texas Intermediate dos EUA subiram 1,52 dólar, ou 2%, a 74,08 dólares.
A Administração de Informação de Energia dos EUA relatou uma redução maior do que o esperado nos estoques de petróleo de 2,5 milhões de barris na semana encerrada em 12 de janeiro.
“O medo de outro grande aumento dos estoques totais não se materializou, apoiando modestamente os preços”, disse Giovanni Staunovo, analista do UBS.
O relatório mensal da IEA afirmou esperar que a demanda por petróleo cresça 1,24 milhão de barris por dia (bpd) em 2024, um aumento de 180 mil bpd em relação à sua projeção anterior.
Na quarta-feira, a Organização dos Países Produtores de Petróleo (Opep) disse que esperava um crescimento da procura de 2,25 milhões de bpd este ano, inalterado em relação à previsão de dezembro.
O grupo produtor também disse que a demanda por petróleo deverá aumentar robustos 1,85 milhão de bpd em 2025, para 106,21 milhões de bpd.