A qualifier Dayana Yastremska e a algoz de gigantes Linda Noskova deram sequência à boa performance no Aberto da Austrália e avançaram às quartas de final na segunda-feira, mas todos os rostos já eram conhecidos na chave masculina, com Carlos Alcaraz liderando um trio de cabeças de chave.
Alcaraz passou por Miomir Kecmanovic para chegar às quartas de final no Melbourne Park pela primeira vez, mas, com dois títulos de Grand Slams, o segundo cabeça de chave de 20 anos já está bem familiarizado com a fase final dos majors.
O mesmo acontece com Daniil Medvedev, campeão do Aberto dos Estados Unidos, que venceu Nuno Borges por 6-3, 7-6(4), 5-7 e 6-1, e com o sexto cabeça de chave Alexander Zverev, que superou Cameron Norrie por 7-5, 3-6, 6-3, 4-6 e 7-6(3) em um super tiebreak.
Alcaraz estava em ótima forma na vitória por 6-4, 6-4 e 6-0 sobre Kecmanovic que o deixou mais perto da sonhada final contra outro sérvio, o 10 vezes campeão do Aberto da Austrália Novak Djokovic.
“Fiz tudo quase perfeitamente”, disse Alcaraz. “Estou me sentindo cada vez melhor. Estou me sentindo melhor e melhor a cada partida. Vou tentar levar isso como uma vantagem, a confiança que tenho e o nível em que estou jogando.”
Enquanto as classificações masculinas se mantiveram praticamente sem surpresas no Melbourne Park nos últimos nove dias, parte da chave feminina está quase sem cabeças de chave.
Yastremska fez sua parte ao eliminar a campeã de Wimbledon Marketa Vondrousova na primeira rodada e acrescentou outra ex-campeã de Grand Slam à lista de suas vítimas com uma vitória por 7-6(6) e 6-4 sobre a 18ª cabeça de chave Victoria Azarenka.
A número 93 do mundo teve que lutar pela vitória sobre a bicampeã do Melbourne Park, já que saiu atrás em ambos os sets e fez 38 winners na Rod Laver Arena.
“Pensei que tinha perdido esse jogo 25 vezes”, afirmou a tenista de 23 anos. “Em alguns momentos, senti que estava muito nervosa e muito emocionada, mas depois relaxei e disse: ‘vai ser como tem que ser’.”
As esperanças ucranianas de ter uma terceira mulher nas quartas de final para se juntar a Yastremska e Marta Kostyuk foram frustradas em apenas três games depois que a 19ª cabeça de chave, Elina Svitolina, sofreu um problema nas costas e não pôde continuar.
A tcheca Noskova, que causou o maior estrago na metade superior da chave ao eliminar a número um do mundo Iga Swiatek na terceira rodada, enfrentará Yastremska no que também é sua primeira quarta de final de Grand Slam.
Svitolina deixou a quadra em lágrimas, sendo a última das mães que competiram em simples este ano a sair.