Finclass Vitalício Topo Desktop
Home Economia Chefe do FMI apoia postura do Fed e vê riscos em esperar muito tempo para cortar juros

Chefe do FMI apoia postura do Fed e vê riscos em esperar muito tempo para cortar juros

Georgieva disse a repórteres na sede do FMI acreditar que o banco central dos EUA tomou a decisão correta na quarta-feira

por Reuters
3 min leitura
(Imagem: Reprodução/X´s/@KGeorgieva)

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, disse nesta quinta-feira prever que o Federal Reserve começará a reduzir a taxa de juros dos Estados Unidos em “questão de meses”, mas advertiu que há um risco para a economia global de esperar muito tempo para flexibilizar a política monetária.

Finclass Vitalício Quadrado

Georgieva disse a repórteres na sede do FMI acreditar que o banco central dos EUA tomou a decisão correta na quarta-feira ao manter a taxa básica inalterada e continuar cauteloso ao declarar vitória contra a inflação.

“Se você avaliar cuidadosamente a postura do Fed, ela reconhece que o trabalho ainda não está concluído, mas estamos perto do fim”, afirmou Georgieva.

Ao mesmo tempo, ela disse que a economia dos EUA estava pronta para um “pouso suave”, com um mercado de trabalho forte, mas “ainda não terminou”, lembrando que “até o pouso ainda não acabou”.

Ao mesmo tempo, ela disse que há um equilíbrio delicado sobre o momento certo para começar a reduzir os juros, acrescentando que mantê-los mais altos por mais tempo do que o necessário poderia prejudicar o crescimento dos EUA e das economias de mercados emergentes.

Se o Fed esperar muito tempo para reduzir os juros, alguns países de mercados emergentes com custos de empréstimos mais baixos poderão ver suas moedas ficarem sob pressão, exacerbando a inflação, disse Georgieva.

Finclass Vitalício Quadrado
(Imagem: REUTERS/Sarah Silbiger)
(Imagem: REUTERS/Sarah Silbiger)

“Portanto, o momento da flexibilização da política monetária dos EUA é, de fato, muito importante não muito cedo, mas também não muito tarde”, disse ela, acrescentando que não achava que isso aconteceria em “muitos meses” ou um ano. “Estamos falando de um cronograma que é uma questão de meses”.

Operadores continuaram a reduzir as apostas de um corte nos juros do Fed em março para 36,5%, ante quase 90% há um mês, enquanto aumentaram a probabilidade de um corte na taxa básica em maio para 93,3%, de acordo com a ferramenta FedWatch do grupo CME.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.