A fabricante de chips taiwanesa TSMC disse nesta terça-feira que construirá uma segunda fábrica japonesa para entrar em operação até o final de 2027, elevando o investimento total em seu empreendimento no Japão para mais de 20 bilhões de dólares com o apoio do governo de Tóquio.
A Taiwan Semiconductor Manufacturing Co anunciou planos em 2021 para construir uma fábrica de chips de 7 bilhões de dólares na cidade de Kumamoto, em Kyushu, sul do Japão.
A TSMC disse no mês passado que a primeira fábrica japonesa seria inaugurada em fevereiro, com produção em volume no quarto trimestre, e que a empresa também estava explorando a construção de uma segunda fábrica no país.
Em um comunicado, a TSMC, maior fabricante de chips contratada do mundo, afirmou que sua unidade de propriedade majoritária, a Japan Advanced Semiconductor Manufacturing, em Kumamoto, construiria uma segunda fábrica, em resposta à crescente demanda dos clientes.
A segunda fábrica começará a ser construída até o final deste ano e, com as duas fábricas, o local deverá ter uma capacidade mensal total de mais de 100.000 wafers de 12 polegadas a serem usados em aplicações automotivas, industriais, de consumo e relacionadas à computação de alto desempenho, disse a TSMC.
O plano de capacidade pode ser ajustado ainda mais com base na demanda dos clientes, acrescentou.
A TSMC, uma das principais fornecedoras de empresas como a Apple e a Nvidia, detém uma participação de 86,5% no empreendimento japonês, com o Grupo Sony com 6%, a fabricante de autopeças Denso 5,5% e a montadora Toyota 2%.