No quarto trimestre de 2023, o Assaí (ASAI3) divulgou seus resultados financeiros, com o lucro líquido recuando 26,8% em relação ao mesmo período do ano anterior, atingindo 297 milhões de reais.
Esses números geraram análises por parte dos especialistas da Ágora Investimentos e Genial Investimentos.
Desempenho
O Assaí registrou um crescimento de vendas líquidas de 15,5% em base anual, em linha com o esperado pelo Bradesco BBI. A receita líquida da empresa atingiu 18,4 bilhões de reais, com as vendas mesmas lojas subindo 2,9% na base anual.
Desempenho das ações do Assaí em 12 meses
O lucro antes de impostos, juros, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado avançou 22,6%, totalizando 1,44 bilhão de reais, e a margem Ebitda ajustada alcançou 7,8%.
Análises
A Ágora Investimentos observa que o Assaí apresentou resultados mistos neste trimestre. Por um lado, houve indicadores positivos, como o crescimento sólido de vendas de lojas convertidas e o aumento nas transações. Por outro lado, o Ebitda foi impactado pela alta alavancagem e investimentos em expansão.
A empresa reportou um investimento relativamente alto por loja em 2023, o que, juntamente com despesas financeiras líquidas, compensou o maior Ebitda.
No entanto, a visão da Ágora é positiva, esperando uma melhoria na geração de caixa e redução da alavancagem financeira ao longo de 2024.
Para a Genial Investimentos, o processo de desalavancagem do Assaí deve ser acelerado em 2024 devido a uma maior geração de caixa, principalmente devido a fatores como menor nível de Capex, fim dos pagamentos ao Extra e redução da taxa de juros.
A empresa encerrou o pagamento ao Extra em janeiro de 2024, o que deve contribuir para a redução da alavancagem financeira.
A Genial mantém uma visão otimista sobre o Assaí, projetando uma trajetória positiva ao longo do ano.