A manifestação de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro neste domingo na avenida Paulista, em São Paulo, reforçou a visão de que o “Bolsonarismo” está vivo e forte, argumenta a LCA Consultores em um relatório enviado a clientes nesta segunda-feira (26).
O número de participantes do ato varia de entre 185 mil pessoas a até 750 mil.
Segundo o secretário de Segurança Pública da São Paulo, Guilherme Derrite, a presença alcançou 750 mil pessoas. A SSP, no entanto, estimou a participação entre 600 mil e 750 mil.
Já para o “Monitor do Debate Político no Meio Digital”, que realizou fotos aéreas da região às 15h e às 17h e contou o público com o auxílio de um software, o pico foi registrado às 15h com 185 mil pessoas.
“O evento de ontem mostrou que apesar da derrota em 2022 e os problemas na Justiça, o Bolsonarismo ainda é uma força importante junto aos setores mais conservadores da sociedade e que o seu líder, Jair Bolsonaro, ainda é um ator político relevante”, aponta o documento da LCA.
A consultoria lembra que governadores em busca do apoio de setores mais à direita, como Tarcísio Freitas (SP), Romeu Zema (MG) e Ronaldo Caiado (GO) participaram, além de vários parlamentares também estiveram presentes.
Em seu discurso, Bolsonaro tentou se defender das acusações de golpe, falou em pacificação e pediu anistia aos réus do 08 de janeiro.