As ações da Santos Brasil (STBP3) já decolaram 21% em 2024, contra 5% do Ibovespa (IBOV), e podem subir muito mais, segundo os analistas do Santander.
Lucas Barbosa, Lucas Esteves e Gabriel Tinem elevaram o preço-alvo de R$ 13 para R$ 17, o que implica em um potencial de valorização de 54%. A recomendação é de compra.
As ações negociam a 7,5 vezes o múltiplo de valor da empresa sobre o Ebitda (EV/EBITDA) para 2024, um desconto de cerca de 46% em relação aos pares globais.
O banco coloca a operadora de terminais portuários como a “top pick” do setor de transportes, com a visão de escassez de capacidade nos terminais de contêineres no Porto de Santos e esforços para capturar a demanda incremental na região.
Novos serviços
A empresa conquistou cinco novos serviços desde o início do ano, sendo um no Tecon Imbituba (SC) e quatro no Tecon Santos;
Dois deles são relacionados à importação, com cargas de alto valor agregado provenientes da Ásia e da Europa. Além disso, a Santos Brasil espera que alguns de seus clientes do Tecon Santos aprimorem os navios relacionados aos seus serviços já em 2025, o que poderia se traduzir em maiores aumentos de volume.
“Esses fatores nos levaram a aumentar nossas premissas de volume e aumentar a projeção de Ebitda de 2024-25E em aproximadamente 31%, que agora está cerca de 25% acima do consenso”, dizem Barbosa, Esteves e Tinem.