Finclass Vitalício Topo Desktop
Home EconomiaAgronegócio BrasilAgro anuncia arrendamento de área de cana em SP, busca maior diversificação

BrasilAgro anuncia arrendamento de área de cana em SP, busca maior diversificação

No último ano, a empresa colheu 2 milhões de toneladas, com uma produtividade média de 79,07 toneladas por hectare

por Reuters
3 min leitura
Colheita de Cana, Jalles, Ação

A BrasilAgro anunciou nesta sexta-feira um arrendamento que acrescentará pouco mais de 7 mil hectares ao portfólio de terras para produzir cana-de-açúcar, em um movimento de diversificação da receita, atualmente mais focada em áreas de grãos e oleaginosas.

Finclass Vitalício Quadrado

A fazenda, localizada em Brotas (SP), permitirá que a companhia entre para o mercado de produção de açúcar, ao fornecer cana para uma empresa que produz também o adoçante, além do etanol.

Antes, o fornecimento da matéria-prima era voltado para usinas que produziam apenas etanol, detalhou o CFO da BrasilAgro, Gustavo Javier Lopez, a jornalistas.

Isso era um limitador para a BrasilAgro trabalhar com “hedge”, por exemplo, disse o executivo, considerando as características do mercado de etanol. Algo que agora será mais fácil, já que o açúcar é uma commodity global.

“Com esta operação em São Paulo, seremos remunerados por um mix de etanol e açúcar, o que nos dará mais segurança e previsibilidade. O açúcar é uma commodity global, menos volátil que o etanol”, explicou o CEO da BrasilAgro, André Guillaumon, em nota.

“Teremos a oportunidade de realizar hedge do açúcar ou do preço do ATR, o que nos protege frente às oscilações de mercado.”

A cana cultivada na área arrendada será destinada a uma usina que atua na produção de açúcar e etanol. Mas a empresa não revelou o nome do cliente nem valores das negociações.

Finclass Vitalício Quadrado

O arrendamento ainda coloca a BrasilAgro no mercado de São Paulo, o maior produtor brasileiro de cana e derivados. Antes, a companhia fornecia cana apenas para empresas em Mato Grosso e Maranhão.

No último ano, a empresa colheu 2 milhões de toneladas, com uma produtividade média de 79,07 toneladas por hectare. 

A área plantada da companhia foi de 172.459 hectares na safra 2023/24, de acordo com dados da empresa, que plantou soja em mais de 70 mil hectares, milho em mais de 15 mil hectares e algodão em mais de 7 mil hectares.

Segundo a empresa, a posse da fazenda ocorrerá de maneira escalonada. Serão 5.060 hectares arrendados em 2024, e o restante até 2029.

Atualmente, a BrasilAgro produz alimentos fibras e bioenergia em cinco Estados brasileiros, além do Paraguai e da Bolívia.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.