Finclass Vitalício Topo Desktop
Home Empresas Presidente da Petrobras defende fontes locais de energia para transição energética justa

Presidente da Petrobras defende fontes locais de energia para transição energética justa

Prates reforçou que o setor de petróleo e gás é peça fundamental para estruturar a transição energética e alavancá-la em grande escala

por Agência Gov
3 min leitura
(Imagem: Alessandro Dantas)

Começou nesta segunda-feira (18/3), em Houston, nos Estados Unidos, a CERAWeek 2024, o principal evento de estratégia e negócios do setor de Energia. O tema desta edição é “Transição energética multidimensional: mercados, clima, tecnologia e geopolítica”.

Finclass Vitalício Quadrado

No primeiro dia do evento, o presidente da Petrobras (PETR3PETR4), Jean Paul Prates, participou da Plenária “Escolhas Estratégicas em um Mundo de Emissão Zero”, junto com Saugata Saha, presidente da S&P Global Commodity Insights; Liza Mustapha, vice-presidente e CFO da Petronas; e Meg O’Neill, CEO da Woodside Energy.

Prates reforçou que o setor de petróleo e gás é peça fundamental para estruturar a transição energética e alavancá-la em grande escala.

Os painelistas defenderam a cooperação internacional e arranjos de financiamento e compensações para alavancar a descarbonização, além de maior eficiência energética em prol da meta de neutralidade de emissões.

Prates complementou que a meta de todos deve ser a redução das emissões, sem competição entre tecnologias. Segundo ele, o mundo deve buscar a combinação das melhores tecnologias e fontes de energia de acordo com cada localidade.

A grande vantagem do uso de combustíveis fósseis nos sistemas energéticos reside no seu relativo baixo custo de transporte e na sua capacidade de armazenar energia.

Por isso, um dos desafios, segundo Prates, é mitigar a necessidade de transportar energia a longas distâncias por meio da busca por soluções locais. “Fontes locais de energia serão a chave para redução das emissões. Esta é a tendência”, concluiu Prates.

Finclass Vitalício Quadrado

O executivo ressaltou ainda que as empresas vão precisar adotar uma diversidade de estratégias para enfrentar esses desafios.

(Imagem: Reprodução/Divulgação Petrobras)
(Imagem: Reprodução/Divulgação Petrobras)

“Cada empresa precisará ponderar entre as suas competências técnicas, a sua base de ativos existentes e as dotações de recursos naturais e condições sociais e econômicas únicas das suas respectivas geografias de atuação para formular suas estratégias de participação na transição energética”, completou.

Neste contexto, a Petrobras, assim como o Brasil, desponta com a vantagem de dispor de petróleo de qualidade, baixo custo e baixa emissão.

“Vivemos num mundo de desigualdades e diferença. Ainda enfrentamos a pobreza energética em muitos lugares. Por isso, devemos ser unânimes em buscar uma transição energética justa, que seja feita de forma gradual e responsável”, concluiu o presidente.

OGCI

Na manhã desta segunda-feira, Prates também participou do encontro de líderes da Oil and Gas Climate Initiative (OGCI), grupo formado pelas maiores empresas do setor de óleo e gás para conduzir ações em resposta às mudanças climáticas.

O encontro reuniu 12 presidentes das maiores empresas de petróleo e gás para discutir medidas para redução das emissões e transição energética.

Sobre a CERAWeek 2024

Realizada entre os dias 18 e 22 de março, a CeraWeek 2024 é uma das maiores conferências sobre energia do mundo, em Houston, nos Estados Unidos.

A edição deste ano contará com a participação de 1.400 palestrantes e 8.000 mil delegados, de 85 países. Participarão do encontro líderes de grandes empresas de energia, além de representes políticos, do mercado financeiro e de indústrias diversas.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.