Finclass Vitalício Topo Desktop
Home Mercados Minério de ferro sobe com esperanças de estímulos após dados suaves da China

Minério de ferro sobe com esperanças de estímulos após dados suaves da China

O minério de ferro de maio, referência na Bolsa de Cingapura, subiu 1,12%, a 107,9 dólares a tonelada.

por Reuters
3 min leitura

Os preços futuros do minério de ferro subiram nesta quinta-feira, após divulgações de dados na China levarem a esperanças renovadas de mais estímulos no segundo trimestre para sustentar sua economia, que é a maior consumidora mundial do minério.

Finclass Vitalício Quadrado

O contrato mais negociado de setembro do minério de ferro na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China encerrou as negociações do dia com alta de 1,29%, a 826 iuanes (114,14 dólares) a tonelada.

O minério de ferro de maio, referência na Bolsa de Cingapura, subiu 1,12%, a 107,9 dólares a tonelada.

O índice de preços ao consumidor (IPC) da China cresceu 0,1% em março em relação ao ano anterior, mas caiu 1,0% em relação ao mês anterior, mostraram dados do Escritório Nacional de Estatísticas.

O índice de preços ao produtor (PPI) caiu 2,8% em março em relação ao ano anterior, ampliando uma queda de 2,7% em relação ao mês anterior.

Ambos os conjuntos de dados mantiveram a pressão sobre os formuladores de políticas para que lançassem mais estímulos, já que a demanda permaneceu fraca.

Finclass Vitalício Quadrado

Além disso, a economia da China deve crescer 4,6% no primeiro trimestre em relação ao ano anterior — o ritmo mais lento em um ano, apesar dos sinais preliminares de estabilização –, segundo uma pesquisa da Reuters na quinta-feira.

O que sustenta os preços do principal ingrediente da siderurgia são as expectativas persistentes “de melhora no consumo em meio ao aumento da produção de metais quentes e a competitividade persistente dos custos em relação à sucata de aço”, disseram analistas da Hongyuan Futures em uma nota.

Algumas siderúrgicas aceleraram o ritmo de aumento de sua produção em meio à melhora da demanda e das margens do aço, de acordo com analistas da Citic Futures.

Outros ingredientes de fabricação de aço na bolsa de Dalian registraram ganhos, com o carvão metalúrgico e o coque subindo 2,92% e 3%, respectivamente.

“O recente ganho de preço no mercado está mais relacionado a fatores macroeconômicos e mais a uma recuperação impulsionada pelo sentimento”, disse Cheng Peng, analista da Sinosteel Futures, com sede em Pequim, acrescentando que a força da recuperação da demanda downstream acabará por decidir quanto tempo a recuperação durará.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.