Em 2014, eu tive a chance de conversar e conhecer mais de perto as ideias e projetos que Thiago Alvarez e Benjamin Gleason tinham para o GuiaBolso, primeira plataforma online do Brasil que possibilitou aos usuários a oportunidade de integrar a movimentação bancária com um aplicativo de controle financeiro.
Ao longo do ano, a ferramenta conseguiu alcançar um número muito expressivo de usuários: hoje, mais de 500 mil usuários estão registrados na ferramenta que acaba de lançar seu aplicativo na plataforma Android.
Para saber um pouco mais sobre o futuro da ferramenta e os planos de expansão da empresa, convidei mais uma vez os fundadores do GuiaBolso para um papo. Thiago e Benjamin mostram, com entusiasmo, as conquistas da startup, mas deixam claro que o melhor ainda está por vir.
Acompanhe, nosso papo:
Em nosso último papo, em 2014, vocês acabavam de liberar a função que automatizava as informações bancárias para o GuiaBolso. Quais as novidades para 2015?
Thiago Alvarez e Benjamin Gleason: Pois é, 2014 foi um grande ano para o GuiaBolso. Lançamos o site em abril e, em julho, o App para iOS, que foi um sucesso absoluto. Não esperávamos tamanha reação do público, mídia e parceiros.
Para completar, a Apple nos considerou como um dos melhores novos Apps, a revista InfoExame nos elegeu a startup do ano, a CNN nos indicou como uma das startups mais promissoras para 2015 e a Exame.com nos escolheu como uma das startups de maior destaque, junto com Uber e Whatsapp!
E este ano já começou bem, pois lançamos a versão para Android no início de fevereiro, o que nos ajudou a aumentar muito a nossa base de usuários. Nossos planos para 2015 são de continuar crescendo e melhorar cada vez mais o produto, para que tenhamos um impacto positivo na vida financeira de quem usa o GuiaBolso.
Queremos que o GuiaBolso seja realmente capaz de melhorar a vida de cada um dos nossos usuários. Essa é a nossa maior preocupação, e uma das missões da empresa.
Os usuários da ferramenta têm se mostrado mais “atuantes” em 2015, em razão do agravamento da crise econômica?
T. A. e B. G.: Sim, houve um aumento na frequência de uso, principalmente a partir de 2015. Enquanto apenas se falava de crise em 2014, achamos que, em 2015, as pessoas começaram a realmente sentir a crise. Isso é algo que já observamos em outros países, principalmente em 2008 e 2009, enquanto pesquisávamos ferramentas semelhantes ao GuiaBolso.
Como tem sido a experiência do GuiaBolso com as plataformas mobile? Os usuários dos aplicativos já correspondem a uma parcela significativa para plataforma?
T. A. e B. G.: Tem sido surpreendente. Essa é a única forma de explicar o que vem acontecendo. Assim que lançamos o app para iPhone, em julho de 2014, batemos a meta de todo o ano em menos de 15 dias! Chegamos a passar o Tinder.
Você já imaginou o brasileiro mais preocupado com as suas finanças do que em namorar? É isso que está ocorrendo no Brasil. Há uma demanda incrível por soluções financeiras melhores do que as que existem hoje e a experiência mobile faz parte disso.
Com isso, mudamos nosso foco para estimular mais ainda o uso do mobile, tanto Android quanto iOS. Atualmente mais de 90% dos nossos usuários são mobile.
Voltando a falar da crise, foi possível já observar no comportamento dos usuários alguns sinais de que as pessoas já começaram a enxugar alguns gastos?
T. A. e B. G.: Temos percebido, sim, que as pessoas começaram a reduzir despesas de estilo de vida (ex.: bares/restaurantes, lazer e etc.). Ainda não conseguimos identificar mudanças grandes em gastos fixos, como moradia, por exemplo. Se a crise continuar se agravando, provavelmente haverá corte nesse tipo de gasto também.
Muita gente procura inspiração em profissionais de sucesso para manter a motivação em alta para e seguir em frente. Quais foram suas inspirações que te fizeram criar uma das startups mais comentadas do ano?
T. A. e B. G.: Nossa inspiração está nos brasileiros que são nossos usuários e naqueles que queremos conquistar. Genuinamente, acreditamos que fazemos parte de um movimento muito maior, que quer ver os brasileiros com melhor saúde financeira e conquistando seus sonhos.
Atualmente, as dificuldades para navegar pelas finanças são tão grandes que todos realmente se beneficiam ao ter um guia ao seu lado. Recentemente, chegamos à marca de 500.000 usuários, mas isso ainda é muito pouco quando pensamos nos milhões de brasileiros que podem se beneficiar com o uso do GuiaBolso. Isso nos motiva!
Thiago e Benjamin, muito obrigado pela entrevista. Por favor deixem uma mensagem final para os leitores do Dinheirama que querem saber mais sobre o trabalho quem realizam e também dos próximos desafios do GuiaBolso.
T. A. e B. G.: Em primeiro lugar, gostaríamos de agradecer a todos os usuários que usam e confiam no GuiaBolso. Também gostaríamos de convidar as pessoas que ainda não conhecem a ferramenta a experimentá-la. Temos muito orgulho do que o GuiaBolso vem fazendo, para ajudar a transformar as finanças dos brasileiros. Parabéns ao Dinheirama e obrigado pelo convite.