A XP Investimentos (XP; XPBR31) anunciou a maior reviravolta na gestão de pessoas e governança corporativa da empresa desde o IPO em 2019, mostra um comunicado enviado ao mercado nesta sexta-feira (26).
A maior novidade foi a criação de um Conselho majoritariamente independente por meio da adição de quatro novos diretores independentes: Oscar Rodriguez Herrero, José Luiz Acar Pedro, João Roberto Gonçalves Teixeira e Melissa Werneck.
Com isso, o colegiado terá cinco independentes, três não-independentes e o fundador e presidente Guilherme Benchimol.
“Esses diretores foram identificados por meio de um processo de busca abrangente e robusto, apoiado por especialistas terceirizados, e estamos confiantes de que eles contribuirão para a estratégia, o desenvolvimento cultural, a gestão de riscos e a conformidade da XP, à medida que a empresa continua em sua forte trajetória de crescimento”, disse Benchimol no comunicado.
A XP também criou o Comitê de Riscos, Crédito e ESG e o Comitê de Estratégia e Performance. Agora a estrutura compreende quatro comitês, com os já existentes Comitê de Auditoria do Conselho e Comitê de Remuneração, Pessoas, Nomeação e Governança. O último foi ampliado para incluir uma supervisão mais ampla da gestão de talentos.
“As mudanças em nosso conselho, novos talentos e novos comitês anunciados hoje são um marco importante na história de crescimento da XP, que significam nosso futuro brilhante e representam esforços contínuos para responder ao feedback dos acionistas”, completou Benchimol.
Reação do mercado
As ações da XP operam em forte alta nesta sexta-feira (26) em reação às novidades.
“Acreditamos que os investidores acolherão com satisfação o esforço de melhoria da governança corporativa. Temos classificação de compra para a XP”, destaca o analista Tito Labarta, do Goldman Sachs.
O banco tem um preço-alvo de US$ 30 para os papeis na Nasdaq, com potencial de valorização de 46%.
Veja o documento da XP