As ações da Embraer (EMBR3) foram as únicas a entrar na carteira recomendada Top 10 para maio da Ágora Investimentos, mostra um relatório enviado a clientes na última sexta-feira (26).
“Optamos por incluir as ações da Embraer, por combinar um bom desempenho operacional e nos parecer um nome que oferece algum grau de proteção neste momento, vide sua exposição cambial”, pontuam os analistas liderados pelo chefe de research José Francisco Cataldo Ferreira.
Os papeis retirados foram os da Localiza (RENT3).
“Ainda vemos a Localiza como a nossa preferência entre os nomes do setor de locação, porém carece de gatilhos de curto prazo”, aponta a Ágora.
Embraer: proteção cambial
A corretora ressalta que a Embraer registrou um mês de março “surpreendente”, com entrega do guidance financeiro de 2023 e um pedido firme de 90 aeronaves (mais 43 opções de compra) para a American Airlines.
Já em abril foi conhecido as entregas do primeiro que foram fortes, com melhora significativa para jatos executivos, o maior número de aeronaves executivas no primeiro trimestre desde 2016.
“Contudo, as 7 entregas de aeronaves comerciais ficaram abaixo da média dos últimos 5 anos (9% do guidance do ano, ante 13% na média dos 5 anos anteriores). Isto sugere que as questões da cadeia de abastecimento ainda são as que mais prejudicam a aviação comercial”, indica Cataldo Ferreira.
Contudo, o time de analistas espera que a situação do fornecimento melhore gradualmente ao longo do ano, permitindo à Embraer cumprir a sua orientação de 72 a 80 aeronaves comerciais em 2024.
“Além disso, em meio a piora (maior cautela com ativos de risco) no cenário macroeconômico, as condições do câmbio podem favorecer o fluxo para exportadores, como Embraer”, finaliza a Ágora.