Peter Weir, o diretor australiano de “Sociedade dos Poetas Mortos” e “O Show de Truman – O Show da Vida”, será homenageado por sua carreira no Festival de Cinema de Veneza deste ano, informaram os organizadores nesta quinta-feira.
Weir, de 79 anos, alcançou sucesso internacional com o clássico da arte de 1975 “Piquenique na Montanha Misteriosa”, passando a trabalhar em Hollywood na década de 1980.
Seus outros filmes notáveis incluem “A Testemunha”, de 1985, estrelado por Harrison Ford, e o épico marítimo “Mestre dos Mares – O Lado Mais Distante do Mundo”, de 2003, com o também australiano Russell Crowe no papel principal.
Ele recebeu um prêmio honorário do Oscar em 2022 e receberá um Leão de Ouro pelo conjunto de sua obra em Veneza.
“O Festival de Cinema de Veneza e seu Leão de Ouro fazem parte do folclore de nossa arte. Ser escolhido para receber o prêmio pelo trabalho de uma vida inteira como diretor é uma honra considerável”, disse Weir em um comunicado.
Veneza sedia o festival de cinema mais antigo do mundo em sua ilha Lido. Sua 81ª edição está programada para ocorrer de 28 de agosto a 7 de setembro, e os filmes em competição devem ser anunciados em julho.