Finclass Vitalício Topo Desktop
Home Mercados Ações europeias têm recorde com otimismo sobre corte de juros

Ações europeias têm recorde com otimismo sobre corte de juros

As ações europeias retornaram sua alta recorde, com o Stoxx 600 a caminho de um ganho semanal de 3%

por Reuters
3 min leitura
(Imagem: FreePik/Jcomp)

O índice acionário de referência da Europa fechou em um recorde nesta sexta-feira, a caminho de seu maior ganho semanal desde o final de janeiro, uma vez que o apetite pelo risco foi reforçado por apostas crescentes de cortes de juros na região e por uma forte temporada de balanços.

Finclass Vitalício Quadrado

O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em alta de 0,77%, a 520,76 pontos, com os índices de referência da Alemanha e da França atingindo recordes.

As ações europeias retornaram sua alta recorde, com o Stoxx 600 a caminho de um ganho semanal de 3%, depois que investidores fizeram uma pausa em abril.

A euforia em torno da inteligência artificial e da flexibilização da política monetária, entre outros, provocou grandes ganhos nas ações da região desde o final de 2023.

Ressaltando a divergência da Europa em relação ao Federal Reserve e impulsionando as ações, o Banco da Inglaterra sugeriu cortes de juros em breve e o Riksbank, da Suécia, realizou seu primeiro corte desde 2016 nesta semana.

A ata da reunião de política monetária do BCE de abril mostrou que autoridades estavam a favor do início do ciclo de flexibilização da política monetária em junho, embora permanecessem confiantes de que a inflação está no caminho certo para voltar a 2% no próximo ano.

Liderando os ganhos setoriais, as empresas de serviços públicos avançaram 1,4%, com a Enel da Itália em alta de 3,8% após um lucro básico mais alto no primeiro trimestre. 

Finclass Vitalício Quadrado

O setor de varejo avançou 1,5%, com a Zalando em alta de 3,3%, depois que a Berenberg elevou a recomendação da varejista online alemã de “hold” para “buy”.

Em Londres, o índice Financial Times avançou 0,63%, a 8.433,76 pontos.

Em Frankfurt, o índice DAX subiu 0,46%, a 18.772,85 pontos.

Em Paris, o índice CAC-40 ganhou 0,38%, a 8.219,14 pontos.

Em Milão, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,93%, a 34.657,35 pontos.

Em Madri, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,50%, a 11.105,50 pontos.

Em Lisboa, o índice PSI20 valorizou-se 1,15%, a 6.911,82 pontos.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.