Topo Flávio Augusto Desk 2
Home Economia Fazenda vê incerteza sobre crescimento do Brasil de 2024

Fazenda vê incerteza sobre crescimento do Brasil de 2024

Segundo a pasta, no setor de serviços, atividades como transportes e outras áreas também devem ser impactadas

por Reuters
Ministério da Fazenda

O Ministério da Fazenda afirmou nesta terça-feira que existem incertezas sobre a estimativa de crescimento do Brasil de 2024, mesmo com o resultado positivo do Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre, citando efeitos do desastre no Rio Grande do Sul.

Flávio Augusto Quadrado 2

Nota divulgada pela Secretaria de Política Econômica (SPE) da pasta afirmou que há expectativa de desaceleração no ritmo de crescimento no próximo trimestre, repercutindo a calamidade no Estado.

“A agropecuária e a indústria de transformação devem ser atividades especialmente afetadas, uma vez que são proporcionalmente mais importantes no PIB do Estado que no PIB nacional”, disse.

Segundo a pasta, no setor de serviços, atividades como transportes e outras áreas também devem ser impactadas.

“Medidas de auxílio fiscal e de crédito devem auxiliar a mitigar os impactos negativos desse episódio, mas seus efeitos devem se diluir ao longo deste e dos próximos trimestres”, afirmou.

As enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul afetaram indústrias e a produção agrícola, deixando um rastro de destruição em diversas cidades e mais de 170 mortos.

O Brasil retomou o crescimento no início de 2024 com expansão de 0,8% no primeiro trimestre sobre os três meses anteriores, em um resultado impulsionado pelo consumo das famílias e pelos investimento, e, do lado da produção, por serviços e agropecuária, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira pelo IBGE.

Flávio Augusto Quadrado 2

Dinheirama

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.