Finclass Vitalício Topo Desktop
Home EconomiaAgronegócio IBGE estima safra de café do Brasil acima de 60 mi sacas

IBGE estima safra de café do Brasil acima de 60 mi sacas

Para o café arábica, a produção estimada pelo IBGE em 2024 é de 42,3 milhões de sacas, aumentos de 2,4% em relação à previsão anterior e de 7,1% em relação ao ano passado

por Reuters
3 min leitura
Frutos de café (Imagem: REUTERS/Oswaldo Rivas)

A produção de café do Brasil foi estimada nesta quinta-feira em 61,4 milhões de sacas de 60 kg, com alta de 1,9% ante a projeção do mês anterior, de acordo com avaliação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Finclass Vitalício Quadrado

A estimativa para a safra que está sendo colhida indica aumento de 7,7% em relação ao total de 2023, considerando a produção de grãos arábicas e canéforas (conilon e robusta).

A previsão para o maior produtor e exportador global foi elevada apesar de agentes do mercado relatarem uma colheita de grãos miúdos no Brasil, neste início dos trabalhos, que já atingem 20% da produção prevista em algumas áreas de arábica.

A projeção do IBGE está acima da estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que em maio elevou a previsão para 58,8 milhões de sacas. Estimativas do mercado apontam números ainda maiores, em torno de 67 milhões de sacas, enquanto o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) projeta 69,9 milhões de sacas.

Para o café arábica, a produção estimada pelo IBGE em 2024 é de 42,3 milhões de sacas, aumentos de 2,4% em relação à previsão anterior e de 7,1% em relação ao ano passado.

A safra de 2024 é bienalidade positiva para o café arábica, afirmou o IBGE, para explicar o crescimento.

O instituto lembrou ainda que, em 2023, embora a safra do café arábica fosse de bienalidade negativa, a produção apresentou crescimento quando comparado com 2022, com o clima favorável e “inversão da bienalidade” em algumas áreas.

Finclass Vitalício Quadrado

Para o café canéfora, a estimativa da produção ficou em 19,1 milhões de sacas de 60 kg, acréscimo de 0,9% em relação ao mês anterior.

Em relação a 2023, a produção deve aumentar 9,1%, resultado dos crescimentos de 6,3% no rendimento médio e de 2,7% na área colhida, disse o IBGE.

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.