Brasil
O futuro do Índice Ibovespa (WIN1!) amanheceu em queda, com o mercado voltando sua atenção para a reunião do Comitê de Política Monetária (COPOM), que começa amanhã (18). A reunião decidirá sobre a taxa Selic, a taxa básica de juros do país, e o anúncio da decisão está previsto para quarta-feira (19). O consenso entre os investidores é de que o Banco Central (Bacen) mantenha a Selic em 10,50% ao ano.
EUA
Os futuros americanos começaram a semana sem uma direção definida, enquanto os investidores aguardam novos dados econômicos para formular previsões sobre o futuro da política monetária do país. Na semana passada, ao manter a taxa básica de juros inalterada, membros do Banco Central Americano (FED) reforçaram a necessidade de dados favoráveis para considerar um corte de juros no futuro.
Ásia
As principais bolsas asiáticas encerraram o dia em baixa. A queda dos índices está relacionada aos dados econômicos da China, que ficaram abaixo das expectativas do mercado. A produção industrial de maio cresceu 5,6%, enquanto a previsão era de um aumento de 6% para o período. Além disso, neste fim de semana, o Banco Central da China anunciou que manterá suas taxas de juros de médio prazo inalteradas em 2,5%.
Europa
Bolsas europeias sem direção única. Os títulos do Tesouro com prazo de 10 anos registraram um aumento significativo. A recente situação de instabilidade política na França impulsionou o mercado a aumentar a demanda por ativos considerados de baixo risco. O membro do Banco Central Europeu (BCE), Boris Vujcic, afirmou que as projeções de inflação precisam apresentar uma melhora significativa para que a possibilidade de um segundo corte em setembro seja considerada.
Panorama do mercado
(Por Ana Flavia Farias)