Os futuros americanos abrem esta sexta-feira no negativo. Hoje, haverá um vencimento triplo de derivativos, no qual vencem 3 opções de contratos atrelados a ações, opções de índices e futuros, movimento este que forçará os traders a rolarem suas posições existentes ou iniciarem novas. A plataforma de opções SpotGamma estima que US$ 5,5 trilhões devem expirar hoje.
As treasuries americanas abrem também em queda, seguindo o movimento dos últimos dias após dados de inflação e do mercado de trabalho virem com leitura positiva por parte dos investidores. Com isso, os investidores seguem apostando que o Fed iniciará o corte de juros mais cedo.
Brasil
Futuro da bolsa brasileira abre de maneira estável. Ontem, o presidente Lula lamentou a manutenção da taxa de juros em 10,5%, decisão esta que veio de forma unânime entre os diretores do Banco Central do Brasil.
No radar corporativo, a Sabesp (SBSP3) poderá ter sua oferta pública de ações aberta nos próximos dias, conforme informou o governo de São Paulo.
Com agenda local fraca, há como destaque os dados de arrecadação federal que serão divulgados às 10h30 (horário de Brasília). O mercado nacional deve acompanhar a movimentação lá fora.
Ásia
Os mercados asiáticos fecharam majoritariamente em queda nesta sexta-feira, em meio à queda nas ações do setor de tecnologia da bolsa americana, com destaque à Nvidia que caiu 3,5% ontem, interrompendo uma sequência de alta.
Em julho, o comitê central do Partido Comunista Chinês deve se reunir para uma reunião importante conhecida como plenária, com foco em reformas diante dos desafios internos e um cenário global mais desafiador do que o esperado.
Europa
Os principais mercados europeus abrem em queda, após dados mostrarem que a eleição antecipada na França prejudicou a recuperação da atividade empresarial do setor privado na zona do euro.
(Por Ted duarte)