Finclass
Home Comprar ou Vender Ouro dispara em 2024 e ETFs do metal decolam

Ouro dispara em 2024 e ETFs do metal decolam

Seguindo o movimento do metal amarelo, ETFs negociados em bolsa nos EUA viram seus retornos escalarem no mesmo período

por Quantum Finance
3 min leitura
Ouro

O mercado está de olho na valorização do ouro em 2024. Afinal, o metal precioso engatou máximas históricas nesses primeiros meses do ano. 

Finclass

Alguns motivos estão por trás da disparada. Historicamente, o ouro acaba se valorizando em momentos de incertezas macroeconômicas e políticas. 

Considerado um ativo ‘safe haven’ clássico para o setor financeiro, o ouro vira uma boa opção para quem quer se proteger contra o estresse do mercado.

Juros dos EUA e conflitos geopolíticos impulsionam nova ‘corrida do ouro’

O ouro costuma se beneficiar em ambientes de juros menores, visto que são nesses momentos que a renda fixa perde a atratividade. 

Em 2024, um dos motores para a escalada dos preços do metal tem sido a expectativa de início de flexibilização monetária nos Estados Unidos. 

A maior economia do mundo começou a subir os juros em março de 2022 até chegar à faixa dos 5,25-5,50%, onde permanece desde julho do ano passado. 

Finclass

Agora, após diversos reajustes nas projeções, a principal aposta dos mercados é que o início da queda dos juros americanos aconteça em setembro, com apenas um corte previsto para este ano. 

Além das apostas em relação à política monetária dos EUA, a escalada das guerras na Ucrânia e no Oriente Médio fez o ouro disparar. Em meio a preocupações com a cadeia de suprimentos global, muitos investidores correram em busca de proteção no ouro. 

Contribuiu também o fato de bancos centrais, especialmente a China, aumentarem as suas reservas de ouro ao longo dos últimos anos como mecanismo de blindagem contra a influência do dólar.

O ouro em 2024

Em valores ajustados para o Real, o ouro acumula uma valorização superior a 20% em 2024, mostra levantamento da Quantum. 

Seguindo o movimento do metal amarelo, ETFs negociados em bolsa nos EUA viram seus retornos escalarem no mesmo período. 

O destaque fica para o fundo US Global Go Gold and Precious Metal Miners, GOAU, que registra ganhos de 24,25% no ano, considerando o fechamento de 14/06/2024. 

Veja:

O levantamento acompanha a evolução dos principais ETFs de mineração de ouro negociados em mercado americano, comparando-os aos contratos futuros da commodity na divisão Comex da Nymex, a bolsa mercantil de Nova York:

Fonte: Quantum Finance
Fonte: Quantum Finance

A onda dos metais

O ouro não é o único metal que aproveita uma fase aquecida nos mercados. Prata e cobre também acumulam valorizações notáveis em 2024. 

Em preços ajustados, a prata entrega no ano um retorno de mais de 30%. 

O metal, além de ser visto como um investimento de proteção cambial, tem aproveitado maior demanda global em meio a um cenário de oferta mais restrita. 

O cobre passa por uma fase parecida. A expectativa é de que a procura continue alta conforme crescem as necessidades da indústria pelo metal para atender a crescente demanda por novas tecnologias, inclusive a inteligência artificial. 

Confira a performance dos metais:

Fique por dentro do movimento dos preços dos metais

A alta dos metais é apenas uma fase ou podemos ver o ouro batendo novos recordes nos próximos meses? 

Diante de um ambiente macroeconômico e geopolítico tão volátil, acompanhar as variações da cotação pode ser uma boa opção para não ficar atrás do mercado. 

Nas soluções Quantum, você encontra uma ampla base de dados sobre os mais diversos tipos de investimento, incluindo ativos locais e offshore. 

Além disso, com a ferramenta de Consolidação de Carteiras da Quantum, você pode reunir e monitorar em um só lugar os investimentos em diferentes países e moedas. 

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.