Kylian Mbappé e Robert Lewandowski marcaram de pênalti, e a já eliminada Polônia segurou o empate por 1 x 1 com a França nesta terça-feira em Dortmund, determinando que os franceses terminassem em segundo lugar no Grupo D.
Mbappé quebrou o impasse aos 11 minutos do segundo tempo com seu primeiro gol em uma Eurocopa e o primeiro marcado por um jogador francês na Euro 2024 quando converteu tranquilamente um pênalti marcado por uma dividida desajeitada de Jakob Kiwior em Ousmane Dembélé.
Mas Dayot Upamecano derrubou o reserva polonês Karol Swiderski, o que permitiu que Lewandowski empatasse da marca do pênalti aos 34 minutos após sua primeira tentativa ser defendida por Mike Maignan, que havia se adiantado.
O empate levou a França a terminar em segundo lugar no Grupo D, atrás da Áustria, e agora enfrentará o vice-líder do Grupo E, no qual Romênia, Bélgica, Eslováquia e Ucrânia têm três pontos cada.
É a primeira vez que a França não consegue liderar o seu grupo em uma grande competição em 12 anos sob o comando do técnico Didier Deschamps.
Foi outra atuação sem inspiração da França, sem imaginação dos pés à cabeça.
Dominou a posse de bola, mas parou no excelente goleiro polonês Lukasz Skorupski, que fez uma série de boas defesas à queima-roupa contra Mbappé, Theo Hernández, Ousmane Dembélé e Bradley Barcola.
Mas, depois da Polônia encontrar o empate, a França teve que resistir a um avanço dos animados poloneses nos minutos finais, empurrados pelos seus torcedores que acordaram depois do gol de Lewandowski para criar um clima barulhento no estádio do Borussia Dortmund.