Caro leitor, hoje eu quero compartilhar com você alguns aprendizados que tive durante a minha jornada profissional de praticamente 18 anos atuando em posições de gestão e liderança em grandes empresas.
Antes disso gostaria de trazer alguns números importantes:
- Em uma pesquisa feita pelo The Conference Board (New York) constatou-se que 64% dos entrevistados disseram que o que torna uma empresa um péssimo lugar para se trabalhar são líderes despreparados;
- Outra pesquisa realizada em uma rede varejista de 68 lojas no Brasil aponta que o comportamento do líder favorece no clima corporativo e no resultado dos negócios;
- Pesquisa realizada pela PUC com 10 executivos aponta que 70% deles conseguiram melhorar o ambiente e relacionamentos.
Esses são dados conhecidos, e muito provavelmente você já os conhecia, ainda que de forma empírica. E também já sei que virou clichê dizer que chefe é diferente de líder, que líder é o que as empresas precisam e assim por diante.
Leitura recomendada: Quer ser um líder de verdade? Cuidado com estes dois estilos de liderança
O fato é que mesmo sendo clichê, as dificuldades relacionadas com a liderança ainda existem, e os desafios são gigantes. E isso ocorre principalmente pelo fato de que liderança está ligada de forma íntima com comportamento.
Obviamente que não podemos generalizar. Passei por algumas grandes empresas e encontrei alguns líderes que realmente fazem a diferença; líderes que estão sempre junto da equipe, eliminando barreiras, enxergando os problemas como oportunidades e motivando nos momentos de crise.
Porém, também me deparei com líderes autoritários, com problemas de comunicação, dificuldades de ter o carisma da equipe e bastante complicados no dia a dia. Enfim, você deve ter experiências semelhantes para compartilhar, certo?
“Mas, e aí Fabiano, o que diferencia a liderança? O que diferencia líder de chefe?”. Separei aqui 10 itens simples e gostaria de convidar você para uma atividade. Sei que você já leu muito sobre liderança, portanto, gostaria de convidá-lo para uma atividade um pouco mais prática.
Pegue um papel e caneta, e faça uma simples tabela conforme imagem abaixo (não vale imprimir nem fazer no Excel, vamos praticar com papel e caneta):
Agora, para cada uma desses 10 itens, pergunte para si mesmo onde você está, em uma escala de 1 a 10. Por exemplo, eu como líder considero que minha capacidade de delegar está em 7. Então, devo pintar do 1 ao 7 na linha do Delegar. E assim por diante.
Isso vai mostrar o que você precisar desenvolver para se aproximar cada vez mais de uma postura de líder (10) e se afastar cada vez mais de uma postura de chefe (1). Ah, a matriz também vai mostrar os seus pontos mais fortes, que você deve cultivar cada vez mais.
Essas são as 10 características do líder que precisamos desenvolver e valorizar; elas também fazem parte da ferramenta que utilizamos em treinamentos e processos de Coaching, chamada de Roda da Liderança.
Leitura recomendada: 7 Dicas para se tornar um líder coach
Espero que você tenha gostado e agora é criar um plano de ação para desenvolver o que precisa! Aproveito a oportunidade para convidá-lo a participar da Academia de Liderança – Transformando Pessoas em Líderes, que está com turmas abertas para Piracicaba – SP e Curitiba – PR.
São 20 horas de treinamento prático e intenso, repleto de dinâmicas e atividades para realmente construir novos líderes. Clique aqui e conheça todos os detalhes. Forte abraço e até a próxima!
Foto “Leadership”, Shutterstock.