O tricampeão mundial da Red Bull, Max Verstappen, deu sequência à vitória neste sábado, colocando seu carro de volta na pole position para o Grande Prêmio da Áustria no domingo, com Lando Norris, da McLaren, novamente ao seu lado na primeira fila.
A pole foi a 40ª da carreira do holandês de 26 anos e a quinta no Red Bull Ring, casa da equipe, onde ele venceu mais vezes do que qualquer outro piloto atual e pode contar com o enorme apoio de seu “exército laranja” de fãs.
George Russell foi o terceiro mais rápido da Mercedes, depois que Oscar Piastri, da McLaren, ultrapassou os limites da pista e foi rebaixado para sétimo no grid.
Carlos Sainz, da Ferrari, largará em quarto lugar no Red Bull Ring de Spielberg, com Lewis Hamilton, sete vezes campeão mundial da Mercedes, em quinto, e Charles Leclerc, da Ferrari, em sexto.
“Tentamos ajustar o carro um pouco depois das coisas que aprendemos esta manhã, acho que funcionou bem”, disse Verstappen, que foi muito perseguido pelos pilotos da McLaren no sprint, mas parecia muito mais rápido na classificação.
Verstappen cravou a pole provisória com uma volta de 1 minuto e 04,426 segundos e depois foi ainda mais rápido com um esforço final de 1:04,314.
“Já faz algum tempo que estamos na pole (para um grande prêmio), então é ótimo”, disse Verstappen, sem contar com a primeira posição no sprint.
“É uma ótima sensação. A equipe tem trabalhado muito duro para tornar o carro mais competitivo e acho que essa é uma grande demonstração.”
Sergio Perez, da Red Bull, se classificou em oitavo, com Nico Hulkenberg em nono para a Haas e Esteban Ocon completando o top 10 pela Alpine, de propriedade da Renault.