O Itaú BBA revelou uma lista com oito ações que estão com um bom momento para a temporada de resultados, mas quatro delas estão “interessantes” para comprar no curto prazo.
O relatório assinado pelo time de estratégia liderado por Daniel Gewehr aponta para as ações da Direcional (DIRR3), Suzano (SUZB3), Santos Brasil (STBP3), Nubank (ROXO34), GPS (GGPS3), Rumo (RAIL3), Arezzo (ARZZ3) e Prio (PRIO3).
“Acreditamos que os quatro primeiros apresentam um momento interessante de curto prazo”. explica Gewehr.
Resultados no Ibovespa
Segundo o BBA, o momento dos lucros do índice não é tão ruim quanto se temia, com crescimento de dois dígitos do lucro por ação ainda viável para 2024, beneficiando-se de um Ibovespa (IBOV) equilibrado em 3 categorias.
De acordo com os números de consenso para os componentes, o crescimento no segundo trimestre de 2024 deve vir principalmente de “domésticos” (+54% ano a ano, vindo de uma base fraca), “financeiros” (+13% a.a.) e, por último, commodities (+11% a.a.).
A pontuação do Itaú BBA para a classificação de “momentum” de resultados das empresas é baseada em três variáveis:
Crescimento: Baseada em um limite de crescimento acima da inflação (5%). As ações aumentam sua pontuação se seu Lucro por Ação, Ebitda e crescimento de vendas ultrapassarem esse limite para cada ano analisado (2023-25).
Revisões: São analisados dois períodos: uma janela de um mês e uma de três meses, para ver se o consenso do lado dos analistas tem revisado as estimativas para cima ou para baixo na primeira janela, e se ele revisou mais de 3% na última.
Aceleração: Para este componente, o Itaú BBA utilizada dados de curto prazo, analisando se as empresas aceleraram seu crescimento com base em seus números dos últimos 12 meses na temporada de lucros passada (1º trimestre), na próxima (2º trimestre) e no ano inteiro de 2024.
Pontuação de momentum de lucros: As 30 melhores empresas classificadas