A PepsiCo reportou nesta quinta-feira receita no segundo trimestre abaixo das previsões de analistas, com aumentos de preços e a concorrência desacelerando as vendas de seus salgadinhos e refrigerantes, principalmente nos Estados Unidos, seu maior mercado.
A receita da empresa aumentou 0,8%, para 22,50 bilhões de dólares no trimestre, enquanto os analistas estimavam 22,57 bilhões de reais. Mas o lucro ajustado somou 2,28 dólares por ação, superando as estimativas da LSEG de 2,16 dólares.
A companhia aumentou os preços médios de seus produtos em 5% no trimestre encerrado em 15 de junho, em linha com o primeiro trimestre. No entanto, os volumes orgânicos globais caíram 3% no trimestre relatado.
Os executivos da empresa disseram que o desempenho no ano em muitas categorias de alimentos, incluindo lanches, foi moderado e os consumidores tornaram-se mais conscientes do valor com relação aos gastos e preferências entre marcas, embalagens e canais.
A Frito-Lay North America, que vende chips Lay’s e Doritos, contribuiu com cerca de 27% para a receita total da PepsiCo no ano fiscal de 2023 e é o segundo maior negócio da empresa, depois da unidade de bebidas da América do Norte, que respondeu por cerca de 30% das vendas totais.
A PepsiCo também disse que esperava que a receita orgânica do ano fiscal de 2024 fosse de cerca de 4%, em comparação com as expectativas anteriores de pelo menos 4%.