A pesquisa de serviços do IBGE de maio revelou um cenário econômico complexo. Segundo a análise da MCM Consultores, as enchentes no Rio Grande do Sul (RS) produziram um cenário semelhante à pandemia: “beneficiou alguns segmentos do comércio, como visto ontem na PMC, mas impactou fortemente os serviços presenciais”.
O resultado, predominantemente negativo tanto em termos setoriais quanto regionais, com 19 das 27 Unidades Federativas (UFs) apresentando queda, foi suavizado e neutralizado por dois fatores principais.
Primeiro, o show da Madonna no Rio de Janeiro (RJ) impulsionou localmente as atividades turísticas. No entanto, o volume total de serviços no RJ caiu 0,2% em relação ao mês anterior.
Em segundo lugar, e mais importante, foi a questão dos pedágios no RS. Para dimensionar o impacto que o deflator teve sobre o resultado, o estado teve uma expressiva retração de 13,6% da receita nominal, mas avanço de 0,6% no volume de serviços prestados.
Apesar de liderar o “ranking” regional das perdas nominais, registrando o menor nível de receita nominal desde 2021, o RS se encontra entre as sete UFs com crescimento marginal do volume de serviços. São Paulo (SP) teve estabilidade, completando as 27 UFs.
No entanto, um efeito reverso é esperado no RS em junho. O impacto real da tragédia ficará mais claro após esgotada a influência dos pedágios no deflacionamento dos resultados.
Por ora, os resultados são contraintuitivos e devem ser vistos com cautela, podendo gerar conclusões equivocadas, como de que o resultado de maio tenha sido positivo.
Devido às dificuldades impostas pelo deflator, a MCM Consultores aguardará para divulgar uma projeção preliminar para a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) de junho.
Para o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) de maio, a ser divulgado na próxima segunda-feira, a MCM Consultores projeta um ligeiro recuo na margem, de 0,1% em relação ao mês anterior (+0,3% em relação ao mesmo período do ano anterior).
Em resumo, os dados da pesquisa de serviços do IBGE de maio, juntamente com a análise da MCM Consultores, pintam um quadro de desafios contínuos para a economia brasileira, com a necessidade de uma análise cuidadosa para evitar conclusões precipitadas.