Após vários meses de ação lateral dos preços, o Bitcoin (BTCUSD) experimentou sua correção mais profunda desde o final de 2022, e agora pode estar preparado para um ponto de inflexão. O principal motivo, apontam os analistas, está na queda da pressão vendedora da criptomoeda por grandes participantes do mercado.
“Após o esgotamento completo do lado vendedor do Bitcoin pelo governo alemão, parece haver alívio no lado vendedor no curto prazo, bem como novos fluxos de demanda para apoiar o mercado”, explica a casa de análise Glassnode em um relatório enviado a clientes nesta terça-feira (16).
Segundo o documento, examinando a magnitude das principais forças do lado do vendedor, os mineradores de Bitcoin têm sido historicamente uma fonte primária de pressão do lado do vendedor, no entanto, há um retorno decrescente no seu impacto no mercado com cada redução sucessiva para metade. O último halving aconteceu em 21 de maio.
“Alternativamente, a relevância dos fluxos de ETF e das bolsas centralizadas na ação dos preços cresce de forma convincente”, aponta a Glassnode.
Forças compradoras e vendedoras do Bitcoin
Os analistas lembram que o mercado absorveu significativos 48 mil bitcoins no último mês, quando o governo alemão implementou uma distribuição completa do que detinha em seu balanço.
“Este completo esgotamento da pressão do lado vendedor do governo alemão proporcionou ao mercado um amplo alívio, enquanto os primeiros vislumbres de uma procura renovada estimularam uma ação positiva dos preços”, indica o relatório.
Além disso, os “investidores de curto prazo” enfrentaram um mês desafiador, com a recente correção colocando uma parte substancial de sua carteira em uma posição de perda.
Por outro lado, os investidores “de longo prazo”, que possuem o Bitcoin há mais tempo, permaneceram firmes, “registando um declínio quase negligenciável na rentabilidade, realçando a sua convicção impressionante e o seu posicionamento robusto no mercado”.
Novidades
Brian Rudick, estrategista sênior da gestora GSR, disse nesta terça-feira que a escolha do senador de Ohio, JD Vance, para ser o vice-presidente da chapa de Donald Trump, também é um fator favorável aos preços.
“Vance tem uma visão favorável da indústria de cripto e criticou a SEC. Além disso, a SEC supostamente disse aos emissores para enviarem suas declarações finais de registro do ETF Ethereum até quarta-feira para que os produtos possam ser lançados na terça-feira, 23 de julho”, pontua Rudick.
No entanto, vale destacar que os preços do Bitcoin recuaram ligeiramente após Kraken, que é uma das cinco bolsas que devolvem os bitcoins da corretora de criptomoedas falida Mt Gox para credores, recebeu fundos da Mt Gox e afirmou que os distribuirá nos próximos 7 a 14 dias.