Finclass Vitalício Topo Desktop
Home Mercados Ibovespa vai aos 129 mil pontos com falas de Lula sobre fiscal

Ibovespa vai aos 129 mil pontos com falas de Lula sobre fiscal

Em entrevista à Record, Lula disse que o governo não é obrigado a cumprir a meta fiscal

por Reuters
3 min leitura
Ibovespa

O Ibovespa (IBOV), que oscilava entre ligeira queda e estabilidade no começo desta terça-feira, acomodou-se no campo negativo durante a tarde, chegando a perder o patamar dos 129 mil pontos, após circularem falas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva relacionadas ao fiscal.

Finclass Vitalício Quadrado

Em entrevista à Record, Lula disse que o governo não é obrigado a cumprir a meta fiscal “se você tiver coisas mais importantes para fazer”, mas ponderou que fará o necessário para respeitar o arcabouço que rege as contas públicas, conforme publicado pela emissora.

O analista de equity research Ilan Arbetman, da Ativa Investimentos, destacou trecho da entrevista, que será veiculada na íntegra às 19h55, no qual o presidente afirma que será preciso convencê-lo de que será mesmo necessário cortar entre 15 bilhões e 20 bilhões de reais de despesas.

“Se realmente for isso, seria mais do mesmo: o mercado preocupado com a questão fiscal doméstica”, afirmou Arbetman.

Por volta das 14h30, o Ibovespa perdia 0,25%, a 128.997,85 pontos, após marcar na véspera uma sequência de 11 sessões seguidas de alta, igualando série registrada entre o fim de 2017 e o início de 2018. O volume financeiro somava 10,1 bilhões de reais.

O índice já vinha sendo pressionado em parte por queda nos papéis ligados a commodities, em especial os de Petrobras e Vale, devido ao declínio nos preços do petróleo e do minério de ferro no mercado internacional.

Finclass Vitalício Quadrado

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.