A Eletrobras (ELET3) fixou o preço de sua oferta de ações que detém da transmissora ISA Cteep (TRPL4) em 23,50 reais por ação, em operação que movimentou ao todo 2,185 bilhões de reais.
Na oferta secundária precificada na quinta-feira, a Eletrobras vendeu 93 milhões de ações da Cteep, incluindo um lote adicional ofertado de 33 milhões de ações “destinadas a atender excesso de demanda constatado no momento em que foi fixado o preço”,
A oferta teve como coordenadores Citigroup (coordenador líder), Itaú BBA, Safra e XP.
Com a transação, a Eletrobras se desfez de uma parcela relevante de suas ações na transmissora de energia, mas ainda permanece com cerca de 20% das ações preferenciais da empresa.
As novas ações passarão a ser negociadas na B3 em 22 de julho, sendo que a liquidação física e financeira ocorrerá no dia 23 de julho.
A oferta foi destinada exclusivamente a investidores profissionais.
A alienação de ações da Cteep está alinhada à estratégia da Eletrobras de simplificar seu portfólio, se desfazendo de participações minoritárias e não estratégicas. Já para a transmissora de energia, a expectativa é de que a operação possa valorizar os papéis da companhia e permitir mais liquidez das negociações.
Veja o comunicado da Eletrobras