A Alphabet deve divulgar na terça-feira um aumento de quase 14% na receita trimestral, o quarto período consecutivo de crescimento de dois dígitos no faturamento da controladora do Google (GOOG GOGL34), impulsionada por computação em nuvem e inteligência artificial, além de alta no mercado de anúncios publicitários.
O balanço do segundo trimestre, o primeiro entre as grandes empresas de tecnologia dos Estados Unidos nesta temporada, pode oferecer mais informações sobre a aceitação dos serviços de IA pelo público, bem como os custos crescentes associados à tecnologia.
Em uma conferência para desenvolvedores em maio, o Google lançou ferramentas de IA na pesquisa e reforçou o modelo de linguagem Gemini AI para competir melhor com os serviços de OpenAI e Microsoft.
O Google também vai lançar no próximo mês novos dispositivos Pixel com recursos de IA, depois que a Apple anunciou em junho uma série de recursos de IA e integração com o ChatGPT nos iPhones mais recentes.
“Investidores estarão atentos ao sucesso contínuo dos negócios em buscas, mas também aos sinais de que a empresa está se adaptando ao novo mundo da IA”, disse Gil Luria, analista sênior de software da D.A. Davidson & Co.
“A empresa precisará mostrar que a IA está impulsionando o crescimento do Google Cloud, que não há perdas de participação em buscas…e que os novos modelos que estão sendo construídos são competitivos.”
As despesas operacionais da empresa no segundo trimestre encerrado em junho provavelmente aumentaram mais de 32%, para 27,57 bilhões de dólares, de acordo com dados da Lseg, o maior salto em mais de dois anos.
É provável que os principais negócios da Alphabet apresentem um crescimento saudável, já que a melhoria do clima macroeconômico dá aos clientes a confiança para investir em computação em nuvem e publicidade.
“Os gastos com pesquisa no Google ainda se mantiveram razoavelmente bem…acreditamos que os anunciantes precisam investir como uma compensação importante para a inflação”, disse o analista da RBC Capital Markets, Brad Erickson.
A expectativa é de que a receita com computação em nuvem e o faturamento com publicidade da Alphabet no segundo trimestre cresçam 26,4% e 10,8%, respectivamente, de acordo com dados da Lseg, em um desempenho em grande parte semelhantes aos dois trimestres anteriores.