Finday 970x90 1
Home Empresas Isa Cteep obtém licenças para operação do projeto Piraquê

Isa Cteep obtém licenças para operação do projeto Piraquê

As liberações contemplam a Licença Prévia concomitante com as licenças de Instalação e Operação, emitidas pela Fundação Estadual de Meio Ambiente

por Reuters
3 min leitura
Linhas de transmissão de energia

A transmissora de energia Isa Cteep (TRPL4) divulgou nesta segunda-feira que obteve licenças ambientais para avançar com o projeto Piraquê, que aumentará a capacidade de escoamento da energia renovável na região norte de Minas Gerais.

Finclass

As liberações contemplam a Licença Prévia concomitante com as licenças de Instalação e Operação, emitidas pela Fundação Estadual de Meio Ambiente, que é vinculada à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável mineira.

O novo empreendimento, segundo a Isa Cteep, contempla oito linhas de transmissão — sete de 500 kV e uma de 345 kV — que totalizam 938 km de extensão nos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo, além da construção de duas novas subestações e da ampliação de outras seis já existentes.

De acordo com a empresa, com a obtenção destas licenças, as obras poderão ser iniciadas em território mineiro, cuja extensão chega a mais de 850 km de novas linhas de transmissão, duas novas subestações — Janaúba 6 e Capelinha 3 — e ampliação de três subestações — Jaíba, Janaúba 3, Governador Valadares 6. 

“O Projeto Piraquê viabilizará uma relevante conexão para a geração renovável no Estado de Minas Gerais, que é líder na geração de energia solar e responsável por mais de um quinto da produção em todo território brasileiro”, disse o diretor-executivo de projetos da Isa Cteep, Dayron Urrego,

“O empreendimento também viabilizará a conexão de futuros empreendimentos de transmissão que proporcionarão ainda mais robustez e confiabilidade ao sistema elétrico mineiro e nacional”, afirmou o executivo em comunicado à imprensa.

O Projeto Piraquê foi arrematado em leilão de transmissão realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e tem previsão de entrega até setembro de 2027.

Finclass

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.